Nascente do rio Ganges no Himalaya

Dificuldade desta viagem

Itinerário Resumido 

  • Dia 01: Chegada a Delhi
  • Dia 02: voo a Dehradun e transfer a Rishikesh
  • Dia 03: Dia em Rishikesh / Haridwar:
  • Dia 04: Rishikesh a Uttarkashi
  • Dia 05: Uttarkashi - Gangotri
  • Dia 06: Gangotri - Cheerbasa
  • Dia 07: Cheerbasa - Gomukh e volta a Bhojbasa
  • Dia 08: Bhojbasa - Gomukh - Tapovan
  • Dia 09: Tapovan
  • Dia 10: Tapovan - Nandanvan
  • Dia 11: Nandanvan - Cheerbasa
  • Dia 12: Cheerbasa - Gangotri - Uttarkashi
  • Dia 13: Rishikesh
  • Dia 14: Voo a Delhi e tarde livre
  • Dia 15: Dia livre em Delhi e voo internacional.

Itinerário Detalhado

Dia 01: Chegada a Delhi e traslado ao Hotel

(transfer não incluído, aconselhamos tomar um taxi de pré-pago do aeroporto ao hotel):

Dia 02:  Transfer ao aeroporto de Delhi, voo a Dehradun e transfer a Rishikesh:

nesta manhã voaremos de Delhi a Dehradun e de lá iremos em carro a Rishikesh. Após o check-in no hotel, teremos uma visita guiada aos principais lugares da cidade.Rishikesh é um importante ponto de peregrinação e conhecida como importante centro de aprendizado e pesquisa em yoga e meditação, com seu famoso festival Internacional de Yoga. 

ao entardecer assistiremos a cerimônia Aarti, nas margens do sereno Ganga

Dia 03: Dia em Rishikesh / Haridwar:

Depois do almoço, visitaremos Haridwar, outra importante onde visitaremos vários pontos atrativos como os templos de Chandi Devi, Gauri Shanker e Mansa Devi de onde teremos uma bela vista da cidade. Visitaremos também o famoso ashram de Gayatri que atrai peregrinos de longe para yoga e curas naturais e ao entardecer conheceremos o famoso ghat Har-Ki-Pauri, onde um mergulho sagrado é uma obrigação para todos os devotos. Voltaremos ao nosso hotel em Rishikesh para o jantar e pernoite.

Dia 04: Rishikesh a Uttarkashi (6-7 horas - 1450m): 

Viajaremos em carros privados de Rishikesh para Uttarkashi cruzando montanhas e vales da região de Garhwal, com vistas espetaculares vale do vale do rio Bhagirathi, que é represado em Tehri, formando um reservatório de 22 quilômetros. Em aproximadamente 6 ou 7 horas chegaremos a Uttarkashi, principal cidade do vale e ponto de parada para peregrinos no caminho a Gangotri. Pernoite na Monal Guest House.

Dia 05: Uttarkashi - Gangotri (5 horas - 3140m)

Gangotri é um dos principais pontos de peregrinações hindu. Esta pequena cidade é centrada em torno ao templo da deusa Ganga, que foi construído pelo general Gorkha, Amar Singh Thapa no início do século XVIII. Gangotri é o ponto de partida de nosso trekking e também o de muitos peregrinos que pretendem visitar a nascente do rio Ganges.

Dia 06: Gangotri - Cheerbasa (4-5 horas, 3585m)

Após o café da manhã, iniciaremos a caminhada até Cheerbasa, começando com uma subida fácil por uma rota repleta de pinheiros e cedros e nossas primeiras vistas das montanhas nevadas. Almoçaremos no caminho e acamparemos ao final do dia encontraremos nosso acampamento e nossa equipe local esperando-nos em Cheerbasa.

Dia 07: Cheerbasa - Gomukh e volta a Bhojbasa (5-6 horas, 4000m e 3792m)

O dia começa com uma pequena subida e então se torna gradual. Em aproximadamente 3 horas chegaremos a  Bhojbasa, onde lancharemos. para melhorar nossa aclimatação, continuaremos caminhando até Gomukh, que se encontra a 4 mil metros de altitude e voltaremos para dormir em nosso acampamento em Bhojbasa.

Dia 08: Bhojbasa - Gomukh - Tapovan (5-6 horas, 4463m)

Voltaremos a subir até Gomukh, a fonte do rio Ganges, onde as águas brotam com enorme força de uma grande abertura em forma de boca, cavada no glaciar. Neste ponto se supõe que as águas do sagrado rio estejam em seu maior grau de pureza e certamente encontraremos peregrinos e devotos rendendo homenagens a deusa Ganga.

Contornaremos a geleira e deixaremos o glaciar de Gangotri iniciando a subida íngreme entre rochas para chegar a um dos pontos de maior beleza em nosso trekking, Tapovan (4.463m) ou campo base do monte Shivling (6543m), morada do Deus Shiva e uma das montanhas mais belas da terra, ladeado pelo Monte Kedar Dome (6.808m) e também pelo Monte Meru (6630m) um dos cumes mais mais difíceis e cobiçados do Himalaya. Ao lado oposto veremos o enorme maciço dos picos Bhagirathi 1,2 e 3 e inúmeros picos nevados, que nos darão a sensação de estar literalmente rodeado por algumas das mais imponentes montanhas do Himalaya.

Aqui acamparemos e passamos o resto do dia explorando e fotografando com as luzes do entardecer.

Dia 09: Tapovan: 

Dia de descanso em Tapovan ou excursão ao Glaciar Kirti.

Dia 10: Tapovan - Nandanvan (5-6 horas, 4340m)

Descemos até o glaciar Gangotri e percorremos as geleiras Gangotri e Chaturangi, cruzando entre enormes bolders rochosos e blocos de gelo. Lancharemos na junção das duas geleiras para finalmente subir até Nandanvan, um pequeno vale de gramínea de rara beleza, cercado pelos picos Bhagirathi, Kedar, Karchakunda e Shivling.

Dia 11: Nandanvan - Cheerbasa: (5-6 horas, 3585m)

Encontramos nosso caminho de volta para Cheerbasa e acamparemos nossa última noite no Himalaya.

Dia 12: Cheerbasa - Gangotri - Uttarkashi (3 horas trekking e 4 horas transfer)

Apos o café da manhã caminharemos de volta a Gangotri, onde nos esperam nossos veículos nos para levar-nos a Uttarkashi.

Dia 13: Transfer a  Rishikesh: (7 horas)

Retorno de Uttarkashi a Rishikesh e pernoite em nosso hotel.

Dia 14: Transfer  Rishikesh - Dehradun- voo a Delhi e pernoite em hotel.

Dia 15: Dia livre em Delhi e voo internacional.