Campo Base do Everest

Trekking ao Campo Base do Everest

fotoeverestbasecamp


Everest para os ocidentais; Sagarmatha, A Deusa Mãe da Terra, para os nepaleses; ou Qomolongma, para os tibetanos. A mais alta montanha da Terra, por décadas, era um sonho exclusivo dos grandes alpinistas. Hoje, temos uma nova realidade: o amor pelas montanhas e por culturas pouco influenciadas pelo Ocidente tem atraído ao Everest pessoas de todas as partes do mundo, de várias idades, profissões e interesses.

Nessa viagem, caminharemos por trilhas usadas há centenas de anos pela população local, pois caminhar é o único meio de locomoção no acidentado relevo das montanhas do Nepal. Por 15 dias conheceremos vilarejos e monastérios rodeados pela mais linda paisagem deste planeta, além de 4 dias em Katmandu explorando seus magníficos templos e rica cultura.

Nestes 15 dias conheceremos dois vales, o do campo base e o vale do Gokyo, fazendo desta forma um trajeto circular. Após visitarmos  Gokyo com seus três lagos turquesas em frente ao Cho Oyu, a sexta montanha mais alta montanha do planeta, faremos um curto, proém deslumbrante voo de helicóptero que nos levará à Gorak Shep, de onde caminharemos ao Campo Base do Everest.

Devido a este trekking ser um dos mais altos do mundo, chegando a 5.555 metros de altitude, nosso processo de aclimatação é extremamente cuidadoso; nosso roteiro prevê 11 dias de caminhada até chegarmos ao campo base do Everest, mais 4 dias para voltar a Lukla. Além disso, em boa parte dos dias faremos caminhadas de aclimatação atingindo altitudes que serão as que dormiremos nas noites subsequentes.