Escalada do Monte Elbrus

Dificuldade desta viagem

Itinerário Resumido

  • 1° Dia – Chegada em Mineralnye Vody –  transfer para Terskol
  • 2° Dia – Terskol - caminhada de aclimatação - Terskol
  • 3° Dia – Terskol - caminhada de aclimatação - Terskol
  • 4° Dia - Terskol - Barrel Hut – caminhada de aclimatação
  • 5° Dia - Barrel Hut – Pastukov Rocks – Barrel Hut
  • 6° Dia - Barrel Hut - mini curso de gelo - descanso
  • 7° Dia - Barrel Hut – Cume – Barrel Hut
  • 8 ° Dia – Barrel Hut – dia extra para caso de mal tempo
  • 9° Dia - Barrel Hut - Pyatigorsk
  • 10 Dia - Voo internacional

 

Distância total percorrida: 50 quilômetros
Subida cumulativa total:4075 metros
Descida cumulativa total: 4190 metros   

 

Itinerário Detalhado

 

 

1° Dia – Chegada em  Mineralnye Vody – Terskol

Traslado ao aeroporto e voo a Mineralnye Vody.  Do aeroporto de Mineralnye Vody iremos em um ônibus privativo a Terskol a 2150 metros de altitude, uma viagem de quatro horas, chegando à base do Elbrus, no coração dos Cáucasos. Nos hospedaremos em um confortável hotel 3* com pensão completa.

2° Dia – Terskol - caminhada de aclimatação - Terskol

Primeiro dia de aclimatação - Distância caminhada - 20 quilômetros, Subida acumulada - 1075 metros, Descida acumulada - 1070 metros

Hoje faremos uma caminhada de aclimatação por um dos lindos e desertos vales próximos a Terskol. A caminhada será por florestas de pinheiros tendo ao fundo as lindas montanhas nevadas dos Cáucasos. Ganharemos um pouco de altitude como parte de nosso processo de aclimatação. Neste dia chegaremos a 3000 metros. No final da tarde, revisaremos o equipamento de cada um para, no dia seguinte, alugarmos e comprarmos o que for necessário.

3° Dia – Terskol - caminhada de aclimatação - Terskol

Segundo dia de aclimatação - Distância caminhada - 8 quilômetros, Subida acumulada - 785 metros, Descida acumulada - 0 metros (descida de teleférico)

Hoje, como parte do nosso programa de aclimatação, subiremos de teleférico até 3000 metros e de lá caminharemos até os barrels a 3700 metros que será nossa "casa" nos próximos dias. Com essas duas caminhadas, uma a 3000 metros e a outra até 3700 metros já estaremos prontos para dormir nos barrels. Este será um dia curto já que desceremos de 3700 metros de teleférico para alugarmos o material técnico como botas duplas, crampons, etc.

4° Dia - Terskol - Barrel Hut – caminhada de aclimatação

Terceiro dia de aclimatação - Distância caminhada - 3 quilômetros, Subida acumulada - 400 metros, Descida acumulada - 400 metros

Partiremos pela manhã para a estação de ski-lift do monte Elbrus. A subida é feita em três estágios até o Barrel Huts (3700 metros), nosso refúgio durante toda a estada no Elbrus. Os Barrel Huts recentemente foram reformados e hoje contam com 8 confortáveis quartos com 4 beliches cada. Os barrels têm capacidade para oito pessoas, porém, para maior conforto, em nossa viagem cada Barrel abrigará somente quatro pessoas. Eles dispõem de aquecedor elétrico e tomadas para recarga de eletrônicos. A cozinha e o banheiro são separados dos quartos. Após almoço e breve descanso, faremos uma subida pelo glaciar até Pryutt 11, refúgio de montanha situado a 4100 metros. Na volta, jantar na sala de refeições dos Barrel Huts. A partir de hoje todas nossas refeições serão preparadas por nossa cozinheira.

5° Dia - Barrel Hut – Pastukov Rocks – Barrel Hut

Quarto dia de aclimatação - Distância caminhada - 6,5 quilômetros, Subida acumulada - 870 metros, Descida acumulada - 870 metros

Após café da manhã, outro trekking, desta vez até Pastukov Rocks (4700 metros), para aclimatação.  Este é o ponto em que chega o snowcat (carro de neve), que será utilizado no dia de ascensão ao cume. A subida não é muito íngreme, mas longa, e levaremos ao redor de seis horas para subir e descer. Retorno aos Barrel Huts para o merecido jantar e descanso.

6° Dia - Barrel Hut -mini curso e  descanso 

Pela manhã, iremos para uma colina próxima aos Barrels para um treinamento no uso de nosso equipamento técnico de montanha. Treinaremos a subida e descida de uma face inclinada com crampons, o uso dos piolets e como usar as cordas fixas. No final da tarde prepararemos nossas mochilas para a subida ao cume. Recomenda-se dormir cedo, pois a partida ao cume será no início da madrugada do dia seguinte. Caso a previsão meteorológica não esteja favorável no dia de cume, poderemos usar este dia de descanso para ascensão ao cume do Elbrus.

7° Dia - Barrel Hut – Cume – Barrel Hut

Dia de cume - Distância caminhada - 12 quilômetros, Subida acumulada - 950 metros, Descida acumulada - 950 metros

Café da manhã às 01:00 da madrugada para que possamos sair com o snowcat às 02:00 em direção a um ponto abaixo das Pastukov Rocks (47000 metros). Como opcional pode-se contratar o snowcat para levar parte do grupo até 5100 metros facilitando desta forma a chegada ao cume.

Neste dia estaremos acompanhados, além do guia da Morgado Expedições, por guias russos na proporção de aproximadamente um guia para três clientes. Faremos a caminhada até o cume, passando por um vale entre os dois cumes do Elbrus. O tempo médio de subida é ao redor de oito horas e de descida de volta aos barrels de quatro a cinco horas. Recomenda-se fazer paradas frequentes para hidratação durante a subida. Se o tempo estiver bom, a vista do amanhecer será um prêmio à parte.  E, depois do esforço dos últimos dias, seremos recompensados com a deliciosa sensação de estar no topo da montanha mais alta da Europa a 5642 metros. A vista de toda a cordilheira dos Cáucasos com seus inúmeros cumes nevados se descortina frente a nós. Uma vez no cume, após as fotos tradicionais, inicia-se a descida pelo mesmo caminho. Há a opção de utilizar-se o snowcat ou de snowmobile para a descida após as Pastukov Rocks novamente (opcional). 

8 ° Dia – Barrel Hut – dia curinga

Se tivermos sucesso na tentativa de cume, neste dia pela manhã tomaremos os ski lifts de volta a Terskol.

9° dia Terskol a Pyatigorsk 

Sairemos pela manha em uma viagem por terra até Pyatigorsk por cerca de 4 horas

10° Dia – Vôo internacional

Transfer para Mineraly Vodi e vôo internacional