Escalada do Monte Elbrus

Dificuldade desta viagem

Itinerário Resumido

  • 1° Dia – Chegada em Mineralnye Vody –  transfer para Terskol
  • 2° Dia – Terskol - caminhada de aclimatação - Terskol
  • 3° Dia – Terskol - caminhada de aclimatação - Terskol
  • 4° Dia - Terskol - Heart of Elbrus – caminhada de aclimatação
  • 5° Dia - Heart of Elbrus – Pastukov Rocks – Barrel Hut
  • 6° Dia - Heart of Elbrus - mini curso de gelo - descanso
  • 7° Dia - Barrel Hut – Cume – Abrigo de Montanha Heart of Elbrus
  • 8 ° Dia – Abrigo de Montanha Heart of Elbrus – dia extra para caso de mal tempo
  • 9° Dia - Heart of Elbrus - Pyatigorsk
  • 10 Dia - Voo internacional

 

Distância total percorrida: 50 quilômetros
Subida cumulativa total:4075 metros
Descida cumulativa total: 4190 metros   

 

Itinerário Detalhado

 

 

1° Dia – Chegada em  Mineralnye Vody – Terskol

Traslado ao aeroporto e voo a Mineralnye Vody.  Do aeroporto de Mineralnye Vody iremos em um ônibus privativo a Terskol a 2150 metros de altitude, uma viagem de quatro horas, chegando à base do Elbrus, no coração dos Cáucasos. Nos hospedaremos no confortável hotel 3* Ozon Seven Peaks com pensão completa (https://hotelozon.ru/ozonsevenpeaks).

2° Dia – Terskol - caminhada de aclimatação - Terskol

Primeiro dia de aclimatação - Distância caminhada - 12 quilômetros, Subida acumulada - 850 metros, Descida acumulada - 850 metros

Hoje faremos nossa primeira caminhada de aclimatação até um abservatório astronômico a 3050 metros de altitude. Começaremos nosso dia tomandum um teleférico até Azau Meadwos a 2300 metros e de lá caminharemos ao redor de 6 quilômetros até o observatório onde faremos um picnic e voltaremos então pelo mesmo caminho. Hospedagem no Hotel Ozon 7 Peaks ou similar.

3° Dia – Terskol - caminhada de aclimatação - Terskol

Segundo dia de aclimatação - Distância caminhada - 6 quilômetros, Subida acumulada - 300 metros, Descida acumulada - 300 metros

Em nosso segundo dia de aclimatação iremos até o Mt. Cheget a 3470 metros. Para isso tomaremos dois teleféricos até a altitude de 3100 metros de onde começaremos nossa caminhada de aproximadamente 2 quilômetros até um ponto de onde teremos uma vista completa do Mt. Elbrus com seus dois cumes. Deste ponto também poderemos ver toda nosso caminho de escalada. Após um picnic voltaremos para Terskol para algugar o material necessário. Hospedagem no Hotel Ozon Seven Peaks

4° Dia – Terskol - Abrigo Heart of Elbrus e caminhada de aclimatação

Terceiro dia de aclimataçãoDistância caminhada - 3 quilômetros, Subida acumulada - 400 metros, Descida acumulada - 400 metros

Partiremos pela manhã para a estação de ski-lift do monte Elbrus. A subida é feita em três estágios até o Hearth of Elbrus (3700 metros), nosso refúgio durante toda a estada no Elbrus.

Este abrigo poderia ser mais propriamente de hotel tem quartos aquecidos e com eletricidade com 8 camas cada um que serãio usados por apenas nosso grupo mesmo que tenham camas desocupadas. Tem capacidade para mais de 50 escaladores e conta com um grande restaurante onde faremos nossas refeições. Os banheiros são dentro do abrigo, mas fora dos quartos. Após almoço e breve descanso, faremos uma subida pelo glaciar até Pryutt 11, refúgio de montanha situado a 4100 metros continuando nosso processo de aclimatação. Hoje já usaremos nossas botas duplas, mas ainda sem os crampons já que a inclinação neste trecho é suave.

5° Dia - Barrel Hut – Pastukov Rocks – Hearth of Elbrus

Quarto dia de aclimatação - Distância caminhada - 6,5 quilômetros, Subida acumulada - 870 metros, Descida acumulada - 870 metros

Após café da manhã, outro trekking, desta vez até Pastukov Rocks (4700 metros), para aclimatação.  Este é o ponto em que chega o snowcat (carro de neve), que será utilizado no dia de ascensão ao cume. A subida não é muito íngreme, mas longa, e levaremos ao redor de seis horas para subir e descer. Retorno ao Hearth of Elbrus para o merecido jantar e descanso.

6° Dia - Hearth of Elbrus - mini curso e  descanso 

Pela manhã, iremos para uma colina próxima aos Barrels para um treinamento no uso de nosso equipamento técnico de montanha. Treinaremos a subida e descida de uma face inclinada com crampons, o uso dos piolets e como usar as cordas fixas. No final da tarde prepararemos nossas mochilas para a subida ao cume. Recomenda-se dormir cedo, pois a partida ao cume será no início da madrugada do dia seguinte. Caso a previsão meteorológica não esteja favorável no dia de cume, poderemos usar este dia de descanso para ascensão ao cume do Elbrus.

7° Dia - Hearth of Elbrus – Cume – Hearth of Elbrus

Dia de cume - Distância caminhada - 12 quilômetros, Subida acumulada - 950 metros, Descida acumulada - 950 metros

Café da manhã às 01:00 da madrugada para que possamos sair com o snowcat às 02:00 em direção a um ponto abaixo das Pastukov Rocks (47000 metros). Dependendo das condições da neve o snow cat pode levar-nos até metros facilitando desta forma a chegada ao cume.

Neste dia estaremos acompanhados, além do guia da Morgado Expedições, por guias russos na proporção de aproximadamente um guia para três clientes. Faremos a caminhada até o cume, passando por um vale entre os dois cumes do Elbrus. O tempo médio de subida é ao redor de oito horas e de descida de volta aos barrels de quatro a cinco horas. Recomenda-se fazer paradas frequentes para hidratação durante a subida. Se o tempo estiver bom, a vista do amanhecer será um prêmio à parte.  E, depois do esforço dos últimos dias, seremos recompensados com a deliciosa sensação de estar no topo da montanha mais alta da Europa a 5642 metros. A vista de toda a cordilheira dos Cáucasos com seus inúmeros cumes nevados se descortina frente a nós. Uma vez no cume, após as fotos tradicionais, inicia-se a descida pelo mesmo caminho. Há a opção de utilizar-se o snowcat ou de snowmobile para a descida após as Pastukov Rocks novamente (opcional). 

8 ° Dia – Hearth of Elbrus – dia coringa

Se tivermos sucesso na tentativa de cume, neste dia pela manhã tomaremos os ski lifts de volta a Terskol.

9° dia Terskol a Pyatigorsk 

Sairemos pela manhã em uma viagem por terra até Pyatigorsk por cerca de 4 horas. Pyartigorak é uma cidade do interior, bastante moderna, mas muito arborizada e com bons restaurantes para comemorarmos e celebrarmos o que vivenciamos nesses tão intensos dias. Hospedagem no Hotel Bristol 4* (https://spahotel-bristol.ru/)

10° Dia – Vôo internacional

Transfer para Mineraly Vodi e vôo internacional