Madagascar

Guia desta viagem

Caio Vilela

Caio Vilela é geógrafo, fotógrafo, jornalista e, acima de tudo, um viajante movido por uma curiosidade insaciável pelo mundo.

Há mais de três décadas percorre o planeta em busca de histórias, culturas e experiências que ajudem a compreender melhor a diversidade humana. Essa curiosidade o levou a visitar 118 países e algumas das regiões mais remotas e fascinantes do mundo, muitas vezes longe das rotas turísticas convencionais.

Ao longo de sua carreira trabalhou como fotógrafo e repórter para veículos como National Geographic, Viagem & Turismo, Trip, Veja, Elle, Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo. Mas, mais do que produzir reportagens ou fotografias, sempre buscou algo que considera essencial em qualquer viagem: entender as pessoas e os lugares em profundidade.

Essa característica o levou a desenvolver uma rara capacidade de transitar entre diferentes culturas. Em suas viagens, procura ir além dos monumentos e das paisagens, buscando compreender a história, as tradições, as crenças e o cotidiano das comunidades que encontra pelo caminho.

Como guia da Morgado Expedições, conduz grupos por alguns dos destinos mais fascinantes do mundo, entre eles Tibete, Madagascar, Mongólia, Marrocos, Índia, Quirguistão e Uzbequistão. Lugares onde a viagem vai muito além das paisagens e se transforma em uma oportunidade de compreender culturas, histórias e formas de vida muito diferentes das nossas.

Nas montanhas, atuou durante seis anos como guia da expedição ao Campo Base do Everest e realizou trekkings em diferentes regiões do Himalaia, dos Andes, das Montanhas Rochosas Canadenses, do Cáucaso, da Sibéria e de outros cenários remotos ao redor do mundo. Também acompanhou equipes de televisão em expedições ao Aconcágua, na Argentina, e ao Huayna Potosí, na Bolívia.

A fotografia é outra de suas grandes paixões. Um de seus projetos mais conhecidos documenta o futebol de rua ao redor do planeta. Durante anos percorreu diferentes países registrando crianças e adultos jogando em ruas, terrenos baldios, praias, desertos e campos improvisados, revelando como um simples jogo pode unir culturas completamente diferentes. Esse trabalho resultou na publicação de cinco livros e em exposições realizadas no Brasil e em diversos outros países.

Na Morgado Expedições, Caio compartilha não apenas seu conhecimento sobre os destinos que visita, mas também sua capacidade de enxergar além do óbvio. Para ele, viajar é um exercício permanente de descoberta, aprendizado e abertura para o mundo. E é justamente esse olhar curioso e atento que procura transmitir aos viajantes que o acompanham.