Trekking ao Huayhuash

Itinerarário Resumido

  • 1° Dia – Chegada a Lima
  • 2° Dia – Viagem terrestre de Lima a Huaraz
  • 3° Dia – Huaraz – primeiro dia de aclimatação
  • 4° Dia - Huaraz – segundo dia de aclimatação
  • 5° Dia - Huaraz – terceiro dia de aclimatação
  • 6° Dia – Viagem terrestre de Huaraz a Quartelwayin
  • 7° Dia – Trek Quartelwayin - Mitucocha
  • 8° Dia – Trek Mitucocha - Carhuacocha
  • 9° Dia – Trek Carhuacocha - Huayhuash
  • 10° Dia – Trek Huayhuash - Viconga
  • 11° Dia – Trek Viconga - Campamento Elefante
  • 12° Dia – Trek Campamento Elefante - Pueblo de Huayllapa
  • 13° Dia – Trek Pueblo de Huayllapa - Qashpapampa
  • 14° Dia – Trek Qashpapampa - Jahuacocha
  • 15° Dia – Trek Jahuacocha – Llamac e transporte terrestre de volta a Huaraz
  • 16° Dia – Viagem terrestre de Huaraz a Lima
  • 17° Dia – Voo internacional

itinerário Detalhado

Distância caminhada total – 123 quilômetros
Desnível de subida total – 6800 metros

1° Dia – Chegada à Lima e encontro com o guia da Morgado Expedições no hotel.

Traslado não incluído. Hospedagem no Hotel Radisson ou similar em quartos duplos com café da manhã.

2° Dia – Traslado a rodoviária e viagem de ao redor de 8 horas de Lima à Huaraz em confortável ônibus de linha.

Na chegada a Huaraz, traslado ao hotel Andino ou similar. Hospedagem em quartos duplos com café da manhã. Huaraz é uma agradável cidade de 87 mil habitantes a 3052 metros de altitude. É conhecida como a Chamonix da América do Sul por ser um grande centro de trekkings e escaladas.

3° Dia – Huaraz - Mirador Pukaventana - Huaraz

Tempo de caminhada – 4 horas
Distância – 6 quilômetros
Desnível – 450 metros de subida
Após o café da manhã, revisaremos o material de trekking de cada um para termos certeza de que todos tem o equipamento adequado para nosso trekking. Como todo o trekking do Huayhuash é em altitudes superiores a 4.000 metros é importante fazermos 3 dias de aclimatação a partir de Huaraz e hoje faremos o primeiro deles. Como é nosso primeiro dia em altitude iniciaremos com uma caminhada mais leve de ao redor de 2 horas até o Mirador Pukaventana que está a 3500 metros de altitude e mais 2 horas de caminhada de volta a Huaraz. Sairemos caminhando de nosso hotel e a caminho do Mirador teremos lindas vistas das montanhas nevadas Vallunaraju, Ranrapalca Hospedagem em Huaraz.

4° Dia – Huaraz – Willcacocha – Huaraz

Tempo de caminhada – 4 horas
Distância – 6 quilômetros
Desnível – 670 metros de subida

Nosso segundo dia de aclimatação se inicia com um traslado ao vilarejo de Santa Cruz há 30 minutos de Huaraz. Deste lugar caminharemos por ao redor de 2 horas até a lindíssima lagoa de Willcacocha (3725 metros) de onde teremos vistas impressionantes da Cordillera Blanca e em especial da montanha Huantsa com 6369 metros chamada de K2 dos Andes devido à complexidade de sua escalada. O caminho de volta a Santa Cruz demorará ao redor de uma hora e meia. Hospedagem em Huaraz.

5° Dia – Huaraz – Laguna Churup – Huaraz

Tempo de caminhada – 6 horas
Distância – 6 quilômetros
Desnível – 500 metros de subida

Em nosso terceiro dia de aclimatação caminharemos até a Laguna Churup a 4450m. Após o café da manhã viajaremos em transporte privado por 45 minutos até o vilarejo de Pitek. Seguiremos então caminhando por 3 horas até a Laguna Chirup, faremos um descanso e um lanche e desceremos por mais 3 horas até o lugar onde nosso transporte estará nos esperando. 4450m

6° Dia – Huaraz – Quartelwayin

Tempo de caminhada – 0 horas
Desnível – 1020 metros de subida

Hoje deixaremos Huaraz e seguiremos em transporte privativo ao acampamento Quartelwayin (4170 metros) em uma viagem de 186 quilômetros que tardará 5 horas. A partir de hoje e durante toda a duração do trekking dormiremos em barracas duplas (barraca single opcional) e comeremos as refeições preparadas por nossa equipe. Nossa equipagem será levada em mulas e em nossas mochilas levaremos apenas o que precisaremos durante o dia.

7° Dia – Quartelwayin – Mitucocha (4200 metros)

Tempo de caminhada – 6 horas
Distância – 9 quilômetros
Desnível – 580 metros de subida

Com nosso cuidadoso processo de aclimatação completo, marca registrada de todas as expedições da Morgado Expedições, iniciaremos nosso trekking com duração aproximada de 6 horas por uma trilha em zigue-zague subindo constantemente até o passo Qaqanan a 4750 metros. Após uma parada para apreciar a fantástica vista iniciaremos a descida rumo ao nosso acampamento Mitucocha a 4200 metros situado na base dos nevados Jirishanca y Rondoy.

8° Dia – Mitucocha – Carhuacocha (4138 metros)

Tempo de caminhada – 6 horas
Distância – 10 quilômetros
Desnível – 400 metros de subida

Como em todos os dias (com exceção do 12° dia) saindo do acampamento subiremos até um passo e desceremos para o próximo acampamento. Hoje subiremos até o passo Carhuac a 4600 metros e desceremos ao acampamento Carhuacocha a 4138 metros após 6 horas de caminhada avistando no caminho a segunda mais alta montanha do Peru Yerupajá e a famosa Siula Grande, a montanha onde se passa o episódio descrito no livro e filme “Tocando o Vazio”, leitura obrigatória para que gosta de livros de montanha.

9° Dia – Carhuacocha – Huayhuash (4350 metros)

Tempo de caminhada – 8 horas
Distância – 14,5 quilômetros
Desnível – 700 metros de subida

Hoje será o dia mais longo de nosso trekking com ao redor de 8 horas de caminhada. Mas, em compensação é um dos dias mais espetaculares passando por 3 lagoas de cores diferentes além das vistas dos nevados. Como sempre subiremos até um passo, o Passo Siula Grande a 4830 metros descendo então ao nosso acampamento que é o nome de nosso trekking Huayhuash a 4350 metros.

10° Dia - Huayhuash – Viconga (4365 metros)

Tempo de caminhada – 6 horas
Distância – 12 quilômetros
Desnível – 400 metros de subida

O passo de hoje chama-se Portachuelo e está a 4750 metros, uma subida de 400 metros descendo então para nosso acampamento Viconga que está ao lado de fontes termais onde poderemos relaxar após os esforços dos últimos dias. Estamos aqui na divisa entre a cordilheira Huayhuash com a cordilheira Raura. Até agora temos caminhado pelo lado leste da cordilheira e à partir de hoje conheceremos o lado oeste.

11° Dia -Viconga – Campamento Elefante (4600 metros)

Tempo de caminhada – 6 horas
Distância – 9 quilômetros
Desnível – 635 metros de subida

Hoje subiremos ao ponto mais alto do trek, o passo Cuyuc a 5000 metros e desceremos ao também mais alto acampamento da caminhada, o chamado Acampamento Elefante a 4600 metros. Hoje, no lado oeste da cordilheira, as montanhas ao nosso redor mudaram e o horizonte será dominado pelo Nevado Cuyuc, muito próximo de nós com seus impressionantes glaciares.

12° Dia - Campamento Elefante - Pueblo de Huayllapa (3600 metros)

Tempo de caminhada – 4 horas
Distância – 16 quilômetros
Desnível – 1000 metros de descida

Hoje será o dia mais tranquilo do trekking com apenas 4 horas de caminhada e sem a subida a um passo como viemos fazendo todos os dias. Descermos 1000 metros até o povoado de Huayllapa onde poderemos observar a maneira de vida de um povoado andino.

13° Dia - Pueblo de Huayllapa – Qashpapampa (4500 metros)

Tempo de caminhada – 6 horas
Distância – 12 quilômetros
Desnível – 1200 metros de subida

Após o café da manhã voltaremos a ganhar altitude subindo até o passo Tapush a 4800 metros em nosso passo confortável ganhando altitude lentamente. Após esta longa subida o caminho até o acampamento é curto descendo apenas 300 metros. Ao lado do acampamento está a montanha Diablo Mudo.

14° Dia – Qashpapampa – Jahuacocha (4100 metros)

Tempo de caminhada – 6 horas
Distância – 10 quilômetros
Desnível – 250 metros de subida

Pela manhã subiremos até o passp Yaucha com 4750 metros e desceremos até o acampamento que é possivelmente o mais espetacular de todos com vistas dos nevados Jirishanca, Rondoy y Yerupajá que já havíamos avistado do outro lado da cordilheira nos primeiros dias do trekking.

15° Dia – Jahuacocha – Llamac (3250 metros)

Tempo de caminhada – 6 horas
Distância – 13 quilômetros
Desnível – 850 metros de descida

Hoje, após nosso último café da manhã em acampamento, seguiremos para uma caminhada de descida com uma perda de 850 metros em 6 horas de caminhada até o simpático povoado de Llamac onde nosso transporte privado estará nos esperando para uma viagem de 4 horas de duração de volta a Huaraz. Hospedagem no hotel Andino ou similar.

16° Dia – Viagem terrestre em ônibus de linha com 8 horas de duração de volta à Lima.

Hospedagem no Hotel Radisson ou similar.

17° Dia – Traslado ao aeroporto (não incluído) para voo internacional.