Campo Base do Everest

Dificuldade desta viagem

Itinerário Resumido

1° Dia – Chegada a Katmandu

2° Dia – Katmandu

3° Dia – Katmandu

4° Dia - Voo de Katmandu a Lukla e caminhada a Monjo

5° Dia - Monjo - Namche Bazaar

6° Dia – Namche Bazaar – Thamo

7° Dia - Thamo - Khunde

8° Dia - Khunde - Phortse

9° Dia - Phortse - Pamboche

10° Dia - Pamboche - Dimboche

11° Dia - Dimboche - Tugla 

12° Dia – Tugla  - Lobuche

13° Dia - Lobuche – Gokak Shep – Kala Patar – Gorak Shep

14° Dia – Gokak Shep – Campo Base - Lobuche

15° Dia – Voo de helicóptero Lobuche – Gokyo

16° Dia – Gokyo – Dole

17° Dia – Dole - Namche

18° Dia - Namche - Lukla

19° Dia - Voo de Lukla – Katmandu

20° Dia – Voo de retorno ao Brasil

Detalhes

  • Distância total percorrida: 142 quilômetros
  • Subida cumulativa total: 7.828 metros
  • Descida cumulativa total: 7.010 metros                

 

Itinerário Detalhado

1° Dia - Chegada a Katmandu

Chegada a Katmandu e traslado ao hotel Aloft (5*) (https://www.marriott.com/en-us/hotels/ktmal-aloft-kathmandu-thamel/overview/?scid=f2ae0541-1279-4f24-b197-a979c79310b0 ), um moderno e confortável hotel no coração do bairro turístico de Katmandu. Conforme as pessoas forem chegando, revisaremos o equipamento de trekking.

 

2° Dia - Katmandu

Pela manhã, passeio a pé pela parte antiga da cidade durante o qual conversaremos sobre hinduísmo, budismo e arquitetura usando pequenos templos para ilustrar o que ensinaremos.  À tarde compraremos ou alugaremos os equipamentos de montanha que forem necessários com a acessoria de Manoel Morgado.

 

3° Dia - Katmandu

Pela manhã, visita a dois importantes templos na periferia de Katmandu, Pashupatinath, templo dedicado ao Lord Shiva, aqui em sua manifestação como Pashupati, o mais importante templo hindu do Nepal. Situado às margens do sagrado rio Bagmati, é o principal local de cremações no Nepal. O segundo templo que visitaremos, Boudnath, é o maior e mais ativo templo budista do Nepal e se situa no coração do bairro budista.

 
4° Dia – Primeiro dia de trekking - Distância caminhada - 13 km, subida acumulada - 618 m, descida acumulada - 620 m

Voo de Katmandu a Lukla (2800 metros) na região do Khumbu, de onde iniciaremos nosso trekking. O voo, com certeza, será uma das lembranças marcantes da viagem devido à linda vista que teremos do Himalaia. As tão sonhadas montanhas estão lá, erguendo-se a alturas que não supúnhamos que fossem possíveis. Caminhada de 6 horas de duração até Monjo (2800 metros), onde dormiremos à beira do Dudh Kosi, o Rio do Leite. Esse é um dia fácil para começarmos a nos adaptar ao o ritmo da caminhada. 

 

5° Dia – Segundo dia de trekking - Distância caminhada - 6 km, subida acumulada - 841 m, descida acumulada - 120 m

Caminhada com 5 horas de duração até Namche Bazaar (3400 metros), maior vilarejo do Khumbu. Esse é um dia razoavelmente difícil, pois é apenas o nosso segundo dia e a diferença de altitude é grande, mas as vistas do vale do Dudh Kosi e a primeira vista do nosso objetivo, o Everest, fazem o esforço valer a pena.

 

6° Dia – Terceiro dia de trekking - Distância caminhada - 8 km, subida acumulada - 600 m, descida acumulada - 600 m

Caminhada de aproximadamente 4 horas ao vilarejo de Thamo (3400 metros), fora da rota de trekking e, portanto, mantendo seu modo de vida tradicional. Antes de chegarmos a Thamo, como parte de nosso programa de aclimatação, visitaremos o pequeno e raramente visitado monastério de Lawdo acima de Thamo a 3850 metros, onde seremos recebidos carinhosamente por Ani e Lama, os únicos monges que habitam este monastério há mais de 40 anos. Após almoçarmos no monastério e visitarmos a linda sala de cerimônias desceremos para o vilarejo de Thamo onde dormiremos. Passar algumas horas neste refúgio de paz, contemplando as montanhas nevadas ao nosso redor e embalados pelo suave som do sino será uma das mais doces lembranças de nosso trekking. Antes de chegar em nosso lodge visitaremos o maior monastério feminino da região.

 

7° Dia – Quarto dia de trekking - Distância caminhada - 8 km, subida acumulada - 900 m, descida acumulada - 450 m

Caminhada de 4 horas de duração a Khunde (3800 metros), outro vilarejo fora da rota de trekking tradicional. Ali se encontra um dos hospitais mantidos pela Hillary Foundation. À tarde, caminhada até uma crista a 4200 metros para aclimatação. Khunde está situada em um lindo vale em forma de ferradura e tem a sua frente uma das mais lindas montanhas do planeta, o Ama Dablam.

 

8° Dia – Quinto dia de trekking - Distância caminhada - 10 km, subida acumulada - 750 m, descida acumulada - 600 m

Nosso dia terá muitas subidas e descidas com lindas vistas das Três Irmãs, um lindo conjunto de três picos de mais de 6.000 metros além do Kunde Ri. Cruzaremos o vilarejo de Khunde, o Kunjung e subiremos até um passo a 4000 metros antes de descermos até o rio para voltarmos a subir 200 metros até Phortse (3850 metros). Neste vilarejo poderemos visitar o Centro de Treinamento de Escalada para os sherpas que querem se profissionalizar como escaladores de alta montanha. Na chegada ao vilarejo teremos nossa primeira visão do imponente Cho Oyu, a sexta mais alta montanha do Planeta com 8201 metros!

 

9° Dia – Sexto dia de trekking - Distância caminhada - 7 km, subida acumulada - 600 m, descida acumulada - 450 m

Caminhada de Phortse a Pamboche (4000 metros), um dos mais bonitos vilarejos da região. Lá se encontra o mais antigo monastério deo Khumbu e guarda o escalpo e a mão de um Yeti, o Abominável Homen das Neves. Nosso lodge em Pamboche se encontra exatamente em frente ao Ama Dablan, considerada por muitos como a mais linda montanha do Planeta. Para aqueles que ainda dispõe de energia, pode-se subir ao campo base do Ama Dablan que nos meses de outubro e novembro está ativo.


10° Dia – Sétimo dia de trekking - Distância caminhada - 7 km, subida acumulada - 400 m, descida acumulada - 85 m

Seguiremos hoje ao vilarejo de Dimboche, o mais alto vilarejo habitado desta região a 4.400 metros. Nos hospedaremos no acolhedor lodge da Mingma, antiga amiga nossa que nos receberá com muito carinho. Ao lado do lodge e pertencendo também à Mingma está a French Bakery onde, a tarde, poderemos assistir a um filme de montanha enquanto comemos uma deliciosa torta de maçã acompanhada por um cappuccino! Em frente ao lodge a impressionante parede norte do Ama Dablan.


11° Dia – Sétimo dia de trekking - Distância caminhada - 7 km, subida acumulada - 569 m, descida acumulada - 85 m

Mais um dia curto de Dimboche a Tugla (4650 metros) para solidificarmos nosso processo de aclimatação. Ao nosso redor Lhotse, Nuptse, Transerku, Kantega, Taboche e Cholatse, algumas das maiores montanhas da Terra!

 


12° Dia – Nono dia de trekking - Distância caminhada - 6 km, subida acumulada - 300 m, descida acumulada - 100 m

Cada vez mais próximos de nosso objetivo, hoje chegaremos a grandes altitudes, dormindo a 4900 metros no agrupamento de lodges chamado Lobuche, A caminho, passaremos pelo Memorial dos Sherpas onde são homenageados e lembrados os Sherpas que faleceram escalando o Everest, um lugar extremamente belo, mas sombrio pelo seu significado. 

 

13° Dia – Décimo dia de trekking - Distância caminhada - 12 km, subida acumulada - 800 m, descida acumulada - 500 m

Três horas de caminhada nos levarão a Gorak Shep para nossa noite mais alta a 5150 metros. Esta será nossa noite mais fria, mas com os sleeping bags que alugamos em Namche Bazaar não sentiremos frio. Após o almoço, subida para o por do sol no Kala Patar a 5555 metros de altitude e a apenas 8 quiômetros de distância do Everest onde, conforme a noite vai chegando, as outras montanhas vão se "apagando" , o Everest brilha vermelho! Este será um momento que todos levarão para o resto de suas vidas! Desceremos então com nossas lanternas de cabeça de volta ao lodge onde dormiremos.

 

14° Dia – Décimo dia de trekking - Distância caminhada - 12 km, subida acumulada - 500 m, descida acumulada - 600 m

 Logo após o café da manhã seguiremos para o campo base do Everest (5300 metros). De Gorak Shep seguiremos pela morena lateral do glaciar do khumbu até descermos para o gelo do glaciar propriamente dito e, entre subidas e descidas, contemplaremos as incríveis formações de gelo enquanto nos aproximamos do campo base. Alí, nos meses de março, abril e maio, centenas de escaladores, estrangeiros e sherpas, se preparam para o grande desafio: estar por alguns minutos no Topo do Mundo!. Retornaremos para almoçar em Gokar Shep e seguiremos para dormir novamente em Lobuche a 2 horas de caminhada de Gorak Shep a 4900 metros.


15° Dia – Décimo segundo dia de trekking - Voo de Helicóptero

Pela manhã faremos um espetacular voo de 7 minutos de duração de Lobuche a Gokyo (4700 metros) passando pela cadeia de montanhas que separa o vale do Campo Base do Vale de Gokyo. Como o helicóptero leva apenas 3 pessoas por voo por conta da grande altitude, serão vários voos para levar o grupo todo de um vale ao outro. Nos hospedaremos no melhor lodge da região onde nos esperam quartos confortáveis e um delicioso banho. Após o almoço, para os que ainda tiverem energia, subida ao Gokyo Ri com 5300 metros de altitude que, embora seja um pouco mais distante do Everest, tem uma vista mais ampla e de onde se podem ver 4 das mais altas montanhas do Planeta, Everest, a mais alta, Lhotse, a quarta, Makalu, a quinta e Cho Oyu, a sexta.


16° Dia – Décimo segundo dia de trekking - Distância caminhada - 13 km, subida acumulada - 100 m, descida acumulada - 800 m

Cumpridos nossos objetivos, teremos um dia fácil e agradável onde a cada passo sentimos novas forças com o aumento do oxigênio no ar. Dormiremos em Dole a 4000 metros de altitude

 

17° Dia – Décimo terceiro dia de trekking - Distância caminhada - 12.5 km, subida acumulada - 500 m, descida acumulada - 1050 m

 Apesar de várias subidas e descidas, a cada passo vamos ganhando mais força e o dia transcorrerá com facilidade e chegaremos em Namche a tempo de almoçar, descansar um pouco e comemomorar no Irish Pub!

 

18° Dia – Décimo quarto dia de trekking - Distância caminhada - 20 km, subida acumulada - 350 m, descida acumulada - 950 m

Hoje temos duas opções: Podemos fretar um helicóptero e refazemos pelo ar em o que talvez seja o mais lindo voo de helicóptero do mundo revendo tudo o que caminhamos nesses inesquecíveis 14 dias de caminhada. Este voo é opcional, mas fortemente recomendamos que seja feito pois estes 30 minutos ficarão marcados em sua memória para toda a vida. O custo aproximado deste voo é de US 500 por pessoa, dependendo de quantas pessoas o façam. Ou, para os que optarem caminhar de volta a Lukla, são aproximadamante 7 horas de caminhada percorrendo ao redor de 20 quilômetros com 900 metros de descida acumulada e 400 de subida

 

19° Dia – Voo de Lukla a Katmandu e traslado ao Hotel Aloft.

Pela manhã cedo voo de Lukla a Katmandu.

  

20° Dia – Voo de retorno ao Brasil

Traslado ao aeroporto para voo internacional.