Campo Base do Everest
Itinerário Resumido
- 1° Dia – Chegada a Katmandu
- 2° Dia – Katmandu
- 3° Dia – Katmandu
- 4° Dia - Voo de Katmandu a Lukla e caminhada a Monjo
- 5° Dia - Monjo - Namche Bazaar
- 6° Dia – Namche Bazaar – Thamo
- 7° Dia - Thamo - Kunde
- 8° Dia - Kunde - Dole
- 9° Dia - Dole - Machermo
- 10° Dia - Machermo - Gokyo
- 11° Dia – Gokyo
- 12° Dia - Gokyo - Lobuche de helicópteroe caminhada a Gorak Shep
13° Dia – Gorak Shep - Pirâmide - 14° Dia – Pirâmide - Dimboche
- 15° Dia – Dimboche - Pamboche
- 16° Dia – Pamboche - Temboche
17° Dia – Temboche - Namche - 18° Dia - Namche – Lukla (ou opcional passeio de helicóptero)
- 19° Dia - Voo de Lukla – Katmandu
- 20° Dia – Voo de retorno ao Brasil
Detalhes
- Distância total percorrida: 144,5 quilômetros
- Subida cumulativa total: 8615 metros
- Descida cumulativa total: 8615 metros
Itinerário Detalhado
1° Dia - Chegada a Katmandu
Chegada a Katmandu e traslado ao hotel Nepali Ghar (https://nepaligharhotel.com), um lindo e confortável hotel em estilo tradicional nepalês. Conforme as pessoas forem chegando, revisaremos o equipamento de trekking.
2° Dia - Katmandu
De manhã, passeio a pé pela parte antiga da cidade durante o qual conversaremos sobre hinduísmo, budismo e arquitetura usando pequenos templos para ilustrar o que ensinaremos. À tarde compraremos ou alugaremos os equipamentos de montanha que forem necessários.
3° Dia - Katmandu
Pela manhã, visita a dois importantes templos na periferia de Katmandu, Pashupatinath, templo dedicado ao Lord Shiva, aqui em sua manifestação como Pashupati, o mais importante templo hindu do Nepal. Situado às margens do sagrado rio Bagmati, é o principal local de cremações no Nepal. O segundo templo que visitaremos, Boudnath, é o maior e mais ativo templo budista do Nepal e se situa no coração do bairro budista.
4° Dia – Primeiro dia de trekking - Distância caminhada - 13 km, subida acumulada - 560 m, descida acumulada - 560 m
Voo de Katmandu a Lukla (2800 metros) na região do Khumbu, de onde iniciaremos nosso trekking. O voo, com certeza, será uma das lembranças marcantes da viagem devido à linda vista que teremos do Himalaia. As tão sonhadas montanhas estão lá, erguendo-se a alturas que não supúnhamos que fossem possíveis. Caminhada de 6 horas de duração até Monjo (2800 metros), onde dormiremos à beira do Dudh Kosi, o Rio do Leite. Esse é um dia fácil para começarmos a nos adaptar ao o ritmo da caminhada. Hospedagem em um lodge com banheiro e chuveiro no quarto.
5° Dia – Segundo dia de trekking - Distância caminhada - 6 km, subida acumulada - 700 m, descida acumulada - 120 m
Caminhada com 5 horas de duração até Namche Bazaar (3400 metros), maior vilarejo do Khumbu. Esse é um dia razoavelmente difícil, pois é apenas o nosso segundo dia e a diferença de altitude é grande, mas as vistas do vale do Dudh Kosi e a primeira vista do nosso objetivo, o Everest, fazem o esforço valer a pena.
6° Dia – Terceiro dia de trekking - Distância caminhada - 8 km, subida acumulada - 600 m, descida acumulada - 600 m
Caminhada de aproximadamente 4 horas ao vilarejo de Thamo (3400 metros), fora da rota de trekking e, portanto, mantendo seu modo de vida tradicional. Antes de chegarmos a Thamo, como parte de nosso programa de aclimatação, visitaremos o pequeno e raramente visitado monastério de Lawdo acima de Thamo a 3800 metros, onde seremos recebidos carinhosamente por Ani e Lama, os únicos monges que habitam este monastério há mais de 20 anos. Passar algumas horas neste refúgio de paz, contemplando as montanhas nevadas ao nosso redor e embalados pelo suave som do sino será uma das mais doces lembranças de nosso trekking.
7° Dia – Quarto dia de trekking - Distância caminhada - 8 km, subida acumulada - 900 m, descida acumulada - 450 m
Caminhada de 4 horas de duração a Kunde (3800 metros), outro vilarejo fora da rota de trekking tradicional. Ali se encontra um dos hospitais mantidos pela Hillary Foundation. À tarde, caminhada até uma crista a 4200 metros para aclimatação. Kunde está situada em um lindo vale em forma de ferradura e tem a sua frente uma das mais lindas montanhas do planeta, o Ama Dablam.
8° Dia – Quinto dia de trekking - Distância caminhada - 9 km, subida acumulada - 650 m, descida acumulada - 750 m
Hoje será um dia com muitas subidas e descidas! Caminhada de 5 horas a Dole (4000 metros). Iniciaremos nossa caminhada com uma suave descida atravessando o vilarejo onde dormimos, Kunde, e o vilarejo seguinte Kunjung e em seguida subiremos até Mong La, um passo a 4000 metros com vistas deslumbrantes das montanhas ao nosso redor. Após um breve descanso desceremos 400 metros até cruzarmos o rio no fundo do vale para em seguida subirmos 400 metros rumo ao nosso destino, Dole (4000 metros). Ao fazermos esta rota estremos caminhando por trilhas diferentes das que faremos em nosso caminho de volta à Lukla tornando assim o trek mais variado e conhecendo mais vilarejos.
9° Dia – Sexto dia de trekking - Distância caminhada - 4,5 km, subida acumulada - 450 m, descida acumulada - 50 m
Novamente hoje termos uma caminhada curta e espetacular com vistas da sexta mais alta montanha da Terra, o Cho Oyu. Após ao redor de 3 horas e meia de caminhada chegaremos a Machermo (4400 metros), onde dormiremos. Mas, para ajudar nosso processo de aclimatação, à tarde subiremos uma colina até mais ou menos 4700 metros com lindas vistas das montanhas ao nosso redor.
10° Dia – Sétimo dia de trekking - Distância caminhada - 8 km, subida acumulada - 400 m, descida acumulada - 100 m
Começaremos o dia com um ganho de 250 metros até atingirmos o platô onde estão os três lagos de Gokyo. Apesar da distância não ser grande, nem o ganho de altitude, hoje sentiremos a altitude e caminharemos mais lentamente. Gokyo, sem dúvida, será um dos pontos altos deste trekking tão rico em superlativos. Cercado de algumas das mais altas montanhas do planeta, em frente ao Cho Oyu e às margens de um lindo lago turquesa, é um desses lugares onde gostaríamos de ficar muito tempo. Isso ainda é ajudado por nos hospedarmos em um dos melhores lodges do percurso. Restante da tarde para relaxar e curtir as lindas vistas da janela de nossos quartos.
11° Dia – Oitavo dia de trekking - Distância caminhada - 2 km, subida acumulada - 600 m, descida acumulada - 600 m
Pela manhã descasaremos e, após almoçarmos, subiremos o Gokyo Ri para ver o pôr-do-sol, com o Everest a apenas doze quilômetros de distância, refletindo a luz avermelhada do sol contra um céu azul escuro. A sensação de, após nove dias de caminhada, atingirmos nosso objetivo e sermos recompensados por essa indescritível vista é emocionante. Embora a subida seja bastante gradual, ela é cansativa devido à altitude.
12° Dia – Nono dia de trekking - Distância caminhada - 6 km, subida acumulada - 450 m, descida acumulada - 200 m
Logo cedo faremos um espetacular voo de helicóptero de Gokyo à Lobuche (4900 metros). Como o helicóptero leva nesta altitude apenas 3 passageiros serão vários voos para levar todos os trekkers e parte da equipe. Apesar de curto, apenas 7 minutos, as imagens das montanhas do Himalaia ficarão gravadas em nossa memória. Após o café da manhã seguiremos para Gorak Shep (5150 metrosd) onde passaremos as próximas duas noites. Apesar de curta, esta caminhada é bem exigente por conta da grande altitude e de várias pequenas subidas e descidas. Nossas noites serão frias porém fornecemos cobertores elétricos em nosso lodge.
13° Dia - Décimo dia de trekking - Distância caminhada - 6 km, subida acumulada - 250 m, descida acumulada - 250
Logo após o café da manhã seguiremos para o campo base do Everest (5300 metros). De Gorak Shep seguiremos pela morena latral do glaciar do khumbu até descermos para o gelo do glaciar propriamente dito e, entre subidas e descidas, contemplaremos as incríveis formações de gelo enquanto nos aproximamos do campo base. Alí, nos meses de março abril e maio, centenas de escaladores, estrangeiros e sherpas, se preparam para o grande desafio: estar por alguns minutos no Topo do Mundo!. Retornaremos para almoçar em Gokar Shep e seguiremos para dormir na confortável base de pesquisas italiana Pirâmide a 2 horas de caminhada de Gorak Shep a 5000 metros.
14° Dia – Décimo primeiro dia de trekking - Distância caminhada - 13 km, subida acumulada - 100 m, descida acumulada - 950 m
Com nossos objetivos cumpridos e ganhando oxigênio a cada passo caminharemos descendo o vale e passando pelo Memorial dos Sherpas após 5 horas de caminhada chegaremos no vilarejo de Dimboche (4300 metros), o mais alto vilarejo de habitação permanente da região. Após o almoço poderemos assistir a um dos vários filmes de montanha na deliciosa padaria anexa ao nosso lodge.
15° Dia – Décimo segundo dia de trekking - Distância caminhada - 7 km, subida acumulada - 100 m, descida acumulada - 400 m
Caminhada tranquila e basicamente de descida ao vilarejo de Pamboche situado em frente ao Ama Dablan, considerada por muitos como a mais linda montanha do planeta. Para os que ainda tiverem energia, subiremos os 650 metros até o campo base do Ama Dablan onde, durante os meses de outubro e novembro escaladores de todo o mundo estabelecem seus campos bases para o desafio de escalar esta montanha que apesar de não muito alta para padrões de Himalaia (6800 metros) é extremamente técnica. Voltaremos para dormir em Pamboche.
16° Dia – Décimo terceiro dia de trekking - Distância caminhada - 13 km, subida acumulada - 300 m, descida acumulada - 900 m
Caminhada de 6 a 7 horas de Pamboche a Temboche onde dormimos. Este é o maior e mais importante monastério da região. À tarde assistiremos uma cerimônia com monges entoando mantras na linda sala de cerimônias. O por do sol com Everest, Lhotse e Ama Dablan ilumindos pela suave luz de fim de tarde é magnífico!
17° Dia – Décimo quarto dia de trekking - Distância caminhada - 13 km, subida acumulada - 300 m, descida acumulada - 900 m
Linda caminhada de Temboche de volta a Namche Bazaar, Final da tarde para curtir Namche com seus pubs, ótimas lojas de montanha e padarias.
18° Dia – Décimo quinto dia de trekking - Distância caminhada - 19 km, subida acumulada - 680 m, descida acumulada - 1260 m
Hoje, nosso último dia de trek, caminharemos de volta a Lukla em aproximadamente 7 horas, com nosso coração dividido entre a vontade de voltar aos confortos de Katmandu e o desejo de não abandonar esta região mágica que tantas memórias nos deixará. Como opcional poderemos fretar um helicóptero desde Monjo e fazer um inesquecível voo panorâmico sobrevoando todo nosso trajeto de trekking e também o vale do Gokyo terminando em Lukla. O custo deste voo é de aproximadamente US$ 400,00 a 450,00 por pessoa. Para que o voo possa acontecer é necessário que o tempo esteja limpo, haja número mínimo de interessados e que exista um helicóptero disponível em Lukla. Por estas razões não incluímos este voo no programa. Hospedagem em um lodge com banheiro e chuveiro no quarto.
19° Dia – Voo de Lukla - Katmandu
Pela manhã cedo voaremos de volta a Katmandu (ou a Ramechhap). Traslado ao hotel e restante do dia livre.
20° Dia – Voo de retorno ao Brasil
Traslado ao aeroporto para voo internacional.
© 2017 All Rights Reserved | Diseño Web por iGuate.com.