Tour du Mont Blanc

Dificuldade desta viagem

Itinerário Resumido

  • 1° dia - Chegada a Chamonix
  • 2° dia - Dia livre em Chamonix
  • 3° dia - Chamonix - Les Houches 
  • 4° dia - Les Houches - Les Contamines 
  • 5° dia - Les Contamines - Bourge Saint Maurice
  • 6° dia - Bourge Saint Maurice- Courmayer
  • 7° dia - Dia livre em Courmayer (descanso)
  • 8° dia - Courmayer – Abrigo Bonatti - Courmayer
  • 9° dia - Courmayer - La Fouly 
  • 10° dia - La Fouly - Champex-Lac
  • 11° dia - Champex-Lac- Trient
  • 12° dia - Trient - Argentière
  • 13° dia - Argentière - Chamonix
  • 14° dia - Voo internacional

Itinerário Detalhado

1° Dia – Chamonix

Localizada nos Alpes franceses, Chamonix oferece uma verdadeira experiência de montanha com caminhadas impressionantes, cultura antiga e, claro, paisagens inesquecíveis. Elevando-se acima de Chamonix, o Mont Blanc alcança 4810m. Uma vista impressionante! A pequena cidade respira atividades ao ar livre e por suas charmosas ruas circulam montanhistas, trekkers, corredores de montanha e ciclistas.
Hospedagem no Hotel & Spa Le Faucigny 3* (https://www.hameaufaucigny-chamonix.com/fr/hotel-le-faucigny/)

2° Dia– Chamonix

Dia livre em Chamonix. Recomendamos tomar o teleférico até a Aiguille du Midi (3842 metros) de onde se tem uma vista espetacular do Mt. Blanc e muitas outras montanhas da região. Reservar com antecedência pelo site https://www.montblancnaturalresort.com/en/aiguille-du-midi

3° Dia– Chamonix – Les Houches

Distância – 11,5 km

Subida cumulativa – 337 metros

Descida cumulativa – 381 metros

Tempo de caminhada – de 4 a 5 horas

Após o café da manhã, iniciaremos nosso trekking com um dia tranquilo para começarmos a nos movimentarmos após os 2 dias em Chamonix e o voo do Brasil até Genebra. Caminharemos pela cidade por ao redor de meia hora até chegarmos no início de nossa trilha. A caminhada será por um bosque de pinheiros com lindas vistas do Mt. Blanc e de outras montanhas próximas com subidas e descidas suaves por uma trilha bem formada. Também será o dia de nos acostumarmos com nosso equipamento e estarmos prontos para os próximos dias.
Hospedagem no Hotel Chalet du Bois 3* (https://www.hotel-du-bois.com/fr/accueil.htm

4° Dia– Les Houches – Les Contamines

Distância – 17 quilômetros

Subida cumulativa – 726 metros

Descida cumulativa – 1362 metros

Tempo de caminhada – de 9 a 10 horas

Após o café da manhã, caminharemos por meia hora cruzando o vilarejo de Les Houches até o teleférico Bellevue que nos levará em 10 minutos a 800 metros acima do vale de onde começaremos a trilha do dia. Por uma hora e meia caminharemos por uma linda trilha por entre pinheiros com centenas de flores silvestres e fantásticas vistas do vale abaixo. Após atravessarmos uma pitoresca ponte suspensa iniciaremos uma subida de 500 metros verticais onde gradualmente a vegetação irá mudando para paisagem alpina até chegarmos no Col du Tricot, nosso primeiro passo a 2117 metros de altitude. Após um pic-nic com vistas das montanhas ao nosso redor iniciaremos a primeira grande descida em uma trilha em zig-zags até chegarmos ao abrigo de Miage onde faremos nova parada para tomar um café ou mesmo uma sopa. Subiremos novamente, desta vez por 200 metros para em seguida descer, desta vez com um gradiente mais suave até nosso destino, o simpático vilarejo de Les Contamines.
Hospedagem no confortável hotel Les Chamenaz (4*) (https://www.theoriginalshotels.com/hotels/la-chemenaz )

5° Dia– Les Contamines – Bourg St. Maurice

Distância – 19,5 quilômetros

Subida cumulativa – 1357 metros

Descida cumulativa – 966 metros

Tempo de caminhada – de 9 a 10 horas

Hoje será nosso dia mais longo e mais exigente de todo o trekking, compensado pelas paisagens maravilhosas que teremos. Começaremos o dia com uma caminhada de 1 hora com pouca elevação até começarmos a subida contínua até o segundo passo de nosso trekking o Col du Bonhomme a 2329 metros de altitude. Assim como no dia anterior, conforme formos ganhando altitude a vegetação irá se modificando até que ao redor de 2000 metros as árvores desaparecem. A partir deste ponto aumentam as chances de vermos ibex (Capra Ibex), a maior cabra selvagem dos Alpes. Nossa subida demorará ao redor de 5 horas. Porém, ainda hoje teremos mais um passo um pouco acima, o Col de la Croix de Bonhomme com 2408 metros de altitude. As vistas de ambos os passos são de tirar o fôlego!! Após um descanso no refúgio de la Croix onde poderemos tomar um café ou mesmo almoçar, seguiremos por uma trilha bem marcada e tranquila por mais 6 quilômetros perdendo 900 metros de altitude até o Refúgio de la Nova onde nossa van nos estará esperando para levar-nos a Bourg St. Maurice onde nos hospedaremos.
Hospedagem no hotel Angival 3* (https://www.angival.com/hotel-bourg-st-maurice/ )

6° Dia – Bourg St. Maurice - Courmayer

Distância – 16 quilômetros

Subida cumulativa – 767 metros

Descida cumulativa – 908 metros

Tempo de caminhada – 7 horas

Após o café da manhã tomaremos um taxi para nos levar de volta onde paramos no dia anterior para recomeçar nosso trek descansados de uma boa noite em um confortável hotel. Pela manhã teremos uma subida gradual de 6 quilômetros onde ganharemos 700 metros até chegarmos no Col de Seigne, a divisa entre a França e a Itália. Deste ponto termos uma vista de 360 graus das montanhas ao nosso redor e aproveitaremos para uma parada para nosso pic-nic. Agora, com a vista do vale abaixo, caminharemos por ao redor de 4 quilômetros descendo gradualmente até chegarmos no vale e em uma pequena estrada sem fluxo de carros. Seguiremos, de volta aos pinheiros por mais 6 quilômetros em um terreno bastante plano até o minúsculo vilarejo de La Visaille onde nossa van estará nos esperando para levar-nos a Courmayer, uma das pequenas cidades mais charmosas de todo o Tour.
Hospedagem no Hotel Triolet 3* com a hospitalidade italiana. (https://www.hoteltriolet.com/ )

7° Dia– Courmayer – Dia livre

Hoje teremos o dia livre para descansar dos últimos dias de caminhada ou explorar os arredores de Courmayer, visitar as excelentes lojas de montanha ou ir nas Termais de Pré Saint Didier a 5 quilômetros da cidade.

8° Dia– Courmayer – Abrigo Bonatti - Courmayer

Distância – 14,30 quilômetros

Subida cumulativa – 1020 metros

Descida cumulativa – 550 metros

Tempo de caminhada – 6 horas

Começaremos o dia caminhando pela área residencial de Courmayer até chegarmos em nossa trilha. Teremos então uma subida bem acentuada de 800 metros verticais até chegarmos no Refúgio Bertone. Durante toda a subida teremos lindas vistas das montanhas e também de Courmayer na base do vale. A partir deste pode caminharemos por uma trilha pela floresta com pequenas subidas e descidas por 8 quilômetros atravessando riachos de montanha até chegarmos no Refúgio Bonatti, nome dado em homenagem a um grande escalador italiano. Após uma descida de 2 quilômetros com 300 metros de desnível chegaremos até a estrada onde nossa van estará nos esperando para levar-nos de volta a Courmayer e ao nosso hotel.

9° Dia– Courmayer – La Fouly

Distância – 16 quilômetros

Subida cumulativa – 827 metros

Descida cumulativa – 990 metros

Tempo de caminhada – 7 horas

Pela manhã, nossa van nos levará de volta onde paramos a caminhada no dia anterior e de lá teremos uma subida constante de 4,5 quilômetros com um desnível de 800 metros até a divisa da Itália com a Suíça, o Grand Col Ferret. Deste ponto teremos uma vista de 360 graus das montanhas dos dois países. A partir daí, uma descida de 9 quilômetros passando por lindos e pitorescos pequenos vilarejos com as casas enfeitadas com flores. Realmente estamos na Suíça!

Hospedagem no Hotel Edelweiss 3* (https://www.fouly.ch/ )

10° Dia– La Fouly – Champex-Lac

Distância – 15 quilômetros

Subida cumulativa – 528 metros

Descida cumulativa – 639 metros

Tempo de caminhada – 5 horas

Hoje será um dia mais suave com as primeiras 3 horas de caminhada por uma trilha com descida com pouca inclinação passando por vários pequenos vilarejos tipicamente suíços com antigas e tradicionais casas de madeira. Para terminar o dia teremos uma subida bastante íngreme onde ganharemos 400 metros em 4 quilômetros pela floresta. Chegaremos então na linda pequena cidade de Champex-Lac com seu lindo lago de águas transparentes. E, depois dessa subida, que tal um banho refrescante no lago antes de irmos para um dos restaurantes da cidade e em seguida para nosso hotel.

Hospedagem no Hotel du Glacier 3* (https://hotelglacier.ch/ )

11° Dia - Champex-Lac - Martigny 

Distância – 15 quilômetros

Subida cumulativa – 820 metros

Descida cumulativa – 760 metros

Tempo de caminhada – 6 horas

Após o café da manhã começaremos nosso dia com uma caminhada de 5 quilômetros com subidas e descidas suaves até começarmos a subida de 800 metros mais íngreme do nosso trekking. Mas, com calma, passadas curtas, algumas paradas para snacks e curtindo a paisagem, em 3 horas chegaremos a Porte à l’Ô onde faremos uma parada maior para comermos e nos hidratarmos. Vem então uma descida de 500 metros até chegarmos ao Col de la Forclaz onde nossa van nos pegará para levar-nos a Martigny. Mas, enquanto esperamos a van porque não comer as melhores tortas de morango do trekking?

Hospedagem no Martigny Boutique Hotel 3* (https://www.martigny-hotel.ch/ )

12° Dia - Martigny - Argentiére 

Distância – 15 quilômetros

Subida cumulativa – 876 metros

Descida cumulativa – 979 metros

Tempo de caminhada – 6,5 horas

Após o café da manhã nossa van nos levará de volta ao local onde paremos nossa caminhada no dia anterior de onde recomeçaremos. Pelas primeiras 3 horas subiremos por uma linda trilha de forma gradual, porém constante até chegarmos no Col du Balme a 2200 metros de altitude. Agora, depois de 9 dias caminhando é perceptível a melhora de nossa forma física e um ganho de altitude como este nos parecerá muito mais fácil do que nos primeiros dias de trekking. A partir daí, desceremos para o vale de Chamonix e em poucas horas estaremos relaxando em nosso hotel na simpática cidadezinha de Argentiere.

Hospedagem no Hotel Couronne 3* (https://www.hotelcouronne.com/ )

Neste dia quando voltamos à França, estamos perto de cumprir completar nosso circuito.
O Col de la Forclaz marca a extensão norte do TMB, o ponto mais afastado do cume do Mont Blanc, mas este trecho leva a rota sobre a última barreira de montanha e nos devolve ao Vale de l'Arve, que flui ao pé de do Mont Blanc.
O Col de Balme, que atravessa a fronteira franco-suíça, oferece a primeira vista e a linda cúpula de neve permanece à vista durante a maior parte da descida até Tré-le-Champ. Isto é feito ao longo da crista da Aiguillette des Posettes, um caminho elevado com um panorama magnifico.

Hospedagem em hotel La Couronne 3* https://www.hotelcouronne.com/

13° Dia - Argentiere - Chamonix

Distância – 11 quilômetros

Subida cumulativa – 285 metros

Descida cumulativa – 475 metros

Tempo de caminhada – 4 horas

Nosso último dia de caminhada. Nossas emoções estão divididas. Por um lado, claro, a vontade de chegar em nosso destino final e comemorar nosso feito. Por outro já a saudades de tudo o que vivemos. Caminhada tranquila e curta com subidas e descidas suaves acima do Vale de Chamonix.

Hospedagem no Hotel & Spa Le Faucigny 3* (https://www.hameaufaucigny-chamonix.com/fr/hotel-le-faucigny/)

14° dia - Voo internacional

Fim de nossos serviços, vôo internacional com destino ao pais de origem. Café da manhã incluso.