Palau

Perguntas e respostas

1 – O que é exatamente Palau e onde fica?

Palau é um pequeno país com população de apenas 22.000 habitantes que fica na Micronésia, região do Pacífico Norte a 1500 a leste das Filipinas, 3200 quilômetros ao sul do Japão, e 1800 quilômetros ao norte da Papua Nova Guiné. Apesar de independente mantém fortes relação com os Estados Unidos que administrou o país desde o final da Segunda guerra até 1972 quando se se tornou independente.

2 – Por que conhecer o Palau em kayaks?

Em termos de natureza o Palau é uma dos lugares mais impressionantes do planeta com centenas de pequenas ilhas cobertas de abundante vegetação em maio a um mar absolutamente transparente e com uma riquíssima vida marinha sendo um dos melhores destinos de mergulho do mundo. Mas, ao invés de ir de ilha a ilha em barcos a motor, a experiência de remar calmamente por essas ilhas acampando em praias desertas é infinitamente mais rica, mais introspectiva, com um contato muito extremamente intimo com a natureza.

3 – Preciso ter experiência anterior em kayaks?

Não, nossos kayaks de fabricação neo zelandesa são extremamente estáveis e remaremos sempre em águas protegidas. Nossos guias lhes ensinarão as técnicas de como remar eficientemente, de como entrar e sair do kayak dentro da água para nadar e fazer snorkel e como usar o equipamento.

4 – Qual é o grau de dificuldade física?

Qualquer pessoa que tenha um mínimo de preparo físico pode fazer com conforto esta viagem. Remaremos ao redor de 15 quilômetros por dia em um ritmo lento com muitas paradas para nadar, fazer snorkel, apreciar o silencio de lagos escondidos. Apesar disso, claro, quanto melhor o preparo físico mais fácil será a viagem de modo que sugerimos que você faça um trabalho de fortalecimento de braços e ombros antes da viagem.

5 – Onde dormiremos?

Em Koror dormiremos três noites em um confortável hotel 3 estrelas e durante a viagem de kayak dormiremos em nossos colchonetes dentro ou fora das barracas que forneceremos. Em todas as praias onde dormiremos existe uma estrutura de madeira bastante ampla coberta, mas sem paredes com bancos e uma mesa central que nos abrigará no caso de uma eventual chuva, apesar de que escolhemos as duas saídas que ofereceremos para este ano em épocas de seca. Recomendamos levar um mosqueteiro pois em algumas praias existem mosquitos que, de um modo geral, estão ativos apenas no por e nascer do sol.

6 – E nossa comida e água?

Levaremos a comida que nossos guias cozinharão e nossa água de Koror e todo o equipamento, comida e água será dividido entre os membros da equipe para serem levados nos kayaks que tem dois amplos compartimentos de carga a prova de água. Mas, para não remarmos com muito peso na manhã do quarto dia de viagem teremos um reabastecimento de água e comida

7 – Existem animais perigosos nas praias ou no mar?

Não. Uma das experiências mais marcantes desta viagem será nadar entre milhares de águas vivas no Jellyfish Lake, mas devido a ausência de predadores esta espécie se desenvolveu sem o veneno. Ao fazermos snorkel veremos tubarões juvenis de até um metro e meio de tamanho que são totalmente inofensivos para humanos. Não há cobras ou aranhas nas praias.

8 – Preciso ser um exímio nadador?

Não, na realidade não é necessário nem saber nadar. Fornecemos modernos coletes salva vidas desenvolvidos para kayaks e quem achar que necessita pode usá-los apesar de que sempre estaremos remando em águas protegidas e calmas.

9 – Em que língua será feita esta viagem?

Em grupos de até quatro pessoas o Saverio, nosso guia Morgado Expedições com ampla experiência em viagens de kayak oceânico, acompanhará o grupo. Ele é italiano, morou 25 anos em Amsterdam e atualmente mora em Honolulu. Ele fala inglês, italiano, holandês, japonês e até Bahasa, a língua da Indonésia. No caso de grupos maiores teremos um guia local que também fala inglês.