Kilimanjaro

Dificuldade desta viagem

 

Itinerário Resumido

  • 1° Dia – Chegada ao aeroporto de Kilimanjaro e traslado a Arusha
  • 2° Dia – Visita ao vilarejo massai
  • 3° Dia – Trek ao acampamento Big Tree Camp
  • 4° Dia – Acampamento Big Tree Camp – Shira One
  • 5° Dia – Shira One – Moir Huts
  • 6° Dia – Moir Huts – Pofu Camp
  • 7° Dia – Pofu Camp – Third Cave
  • 8° Dia – Third Cave - School Hut
  • 9° Dia – School Hut – Cume – Millenium Camp
  • 10° Dia – Millenium Camp – Mweka Gate - Arusha
  • 11° Dia – Voo internacional

 

Itinerário Detalhado

1° Dia – Chegada ao aeroporto de Kilimanjaro e traslado a Arusha

Chegada ao Aeroporto Internacional de Kilimanjaro e traslado a Arusha a 1380 metros de altitude. Hospedagem no Hotel Moivaro (https://moivaro.co.tz/moivaro-lodge-arusha/), um lindo e confortável hotel em estilo africano com muito verde em ampla área e serviço muito atencioso. 

2° Dia – Visita ao vilarejo massai

Hoje visitaremos um vilarejo massai que se situa a 2 horas de viagem de Arusha. Esta visita nos permitirá conhecer os hábitos singulares desta etnia, ver como vivem e visitar a pequena escola onde, querendo, podemos fazer doações de materiais escolares. Voltaremos para almoçar em nosso hotel e teremos a tarde livre para os últimos preparos para o Kilimanjaro!

3° Dia – Trek ao acampamento Big Tree Camp

Primeiro dia de trekking 
Distância caminhada – 5,2 quilômetros,
Subida acumulada - 480 metros
Deescida acumulada - 100 metros 
Tempo de caminhada - 3 horas

Após o café da manhã, traslado à entrada do parque nacional na rota Northern Circuit (2028 metros), uma viagem de aproximadamente 3 horas. Após nos registramos no parque iniciaremos nosso trekking com uma caminhada por uma maravilhosa floresta onde podem ser vistos macacos Colobus e outros animais. Por ser uma rota relativamente pouco frequentada, a possibilidade de encontro com a fauna selvagem da região é bem frequente. Nossa caminhada será de aproximadamente 3 horas de duração até chegarmos ao acampamento Big Tree Camp 2785 metros de altitude. A partir de hoje, nossa acomodação será em barracas e comeremos em uma barraca refeitório com mesas e cadeiras e nos será servido o variado menu oferecido por nossa equipe de cozinha. Também teremos banheiros com privadas portáteis. Dormiremos ao som dos pássaros abaixo das árvores deste delicioso local.

4° Dia – Acampamento Big Tree Camp – Shira One

Segundo dia de trekking 
Distância caminhada – 9 quilômetros
Subida acumulada - 900 metros
Deescida acumulada - 180 metros 
Tempo de caminhada - 6 horas

Hoje caminharemos entre 6 a 7 horas ganhando 719 metros de altitude até a o acampamento Shira One (3504 metros) onde acamparemos. Conforme formos ganhando altitude, a paisagem dará lugar a uma vegetação mais rasteira e as nuvens, tão comuns nesta região em terras mais baixas, ficarão abaixo de nós e começaremos a ter vistas lindas do Kilimanjaro. Contornaremos as encostas nortes da Shira Ridge, o pouco conhecido terceiro cume do Mt. Kilimanjaro.

5° Dia - Shira One – Moir Huts

Terceiro dia de trekking 
Distância caminhada – 10,5 quilômetros,
Subida acumulada - 690 metros
Deescida acumulada - 30 metros 
Tempo de caminhada - 6 horas

Hoje o dia começará com o mesmo tipo de vegetação do dia anterior, mas mudando a partir da metade da manhã para a paisagem mais desértica do Shira Plateau. Passarmos também pelo acampamento abandonado que leva o nome do famoso escalador americano Scott Fisher. Durante todo o dia teremos lindas vistas de nosso objetivo, o Kilimanjaro com sua coroa de neve. Chegaremos ao acampamento Moir Huts (4161 metros) ao redor de 2 da tarde. Hoje sentiremos um pouco mais a altitude o que refletirá em nossa marcha consideravelmente mais lenta. Para os que ainda tem energia podemos fazer uma caminhada de 1 quilômetro de extensão até o topo da crista com 4402 metros para um espetacular por do sol.

6° Dia – Moir Huts – Pofu Camp

Quarto dia de trekking 
Distância caminhada – 10,8 quilômetros,
Subida acumulada - 440 metros
Deescida acumulada - 600 metros 
Tempo de caminhada - 6 horas

Hoje e amanhã dormiremos em altitudes inferiores ao do acampamento Moir Huts (terceiro dia de trekking) consolidando assim nosso cuidadoso processo de aclimatação, razão pela qual esta rota apresenta a maior taxa de sucesso entre todas as rotas do Kilimanjaro. O dia começa com a subida mais íngreme do dia chegando a 4402 metros antes de descer para o acampamento que está a 4033 metros de altitude. Estamos agora na parte mais remota de nosso trekking e possivelmente seremos o único grupo no acampamento.

7° Dia - Pofu Camp – Third Cave

Quinto dia de trekking 
Distância caminhada – 6,5 quilômetros,
Subida acumulada - 210 metros
Deescida acumulada - 260 metros 
Tempo de caminhada - 4 horas

Este é um dia ligeiramente mais curto do que o anterior, mas ainda assim exigente fisicamente, pois apesar de mais uma vez acamparmos um pouco mais baixo do que no dia anterior teremos muitas pequenas subidas e descidas atravessando vales separados por pequenas cristas. Como prêmio teremos vistas deslumbrantes do primeiro e segundo cumes do Kilimanjaro, Kibo e Mawenzi. Nosso acampamento está a 3936 metros. Hoje, exclusividade da Morgado Expedições, montaremos duas barracas chuveiro e teremos 20 litros de água quente para cada um para entrar na última etapa de nosso trekking refrescados!

8° Dia – Third Cave - School Hut

Sexto dia de trekking 
Distância caminhada – 4,4 quilômetros,
Subida acumulada - 760 metros
Deescida acumulada - 0 metros 
Tempo de caminhada - 3 horas

Após dois dias atravessando as encostas do norte do Kilimanjaro hoje voltaremos a ganhar altitude e iniciar a última fase de nosso caminho rumo ao Topo da África. Durante todo o caminho ganharemos altitude constantemente chegando ao School Hut Hut (4700 metros). Apesar de estarmos a uma grande altitude, estaremos nos sentindo bem, embora cansados, devido ao nosso excelente processo de aclimatação! Esta noite será nosso trek ao cume, portanto recomendamos que logo após almoçarmos e prepararmos a mochila para o dia de cume descansemos em nossas barracas até as 18 horas quando jantaremos e voltaremos a descansar até as 23 horas quando seremos chamdos para um café da manhã leve. A emoção do que virá está palpável e mal podemos esperar para começarmos a caminhada ao cume. Durante os dias anteriores teremos um guia para cada dois clientes, mas neste dia tão importante teremos um guia para cada um de modo que cada um possa fazer seu ritmo e assim, maximizar as chances de cume.

9° Dia - School Hut– Cume – Milenium Camp

Sétimo dia de trekking 
Distância entre o Kibo Hut e o cume – 5,9 quilômetros.
Distância entre o cume e o Millenium – 7,4 quilômetros. 
Subida acumulada - 1220 metros
Deescida acumulada - 2100 metros 
Tempo de caminhada - De 12 a 14 horas

Hoje é o tão esperado dia! Sairemos à meia noite rumo ao nosso objetivo, o topo da África! Conforme progredimos, nossa trilha irá se tornando cada vez mais íngreme até chegarmos ao Gilman's Point a 5685 metros de onde teremos um inesquecível nascer do sol ao lado dos campos nevados. Após um pequeno descanso, seguiremos pela borda da cratera até o Uhuru Peak, o verdadeiro cume do Kilimanjaro, a 5895 metros. Nossa subida ao cume da África demorará ao redor de 6 a 8 horas, mas cada passo valerá a pena pela vista que teremos lá de cima. Desceremos então por duas horas até um acampamento a 4700 metros onde descansaremos, nos hidrataremos e almoçaremos seguindo então para o  Millenium Camp a 3825 metros, um campo intermédio entre o Uhuru Peak e o Mweka Gate.

10° Dia - Millenium Camp - Mweka Gate - Arusha

Oitavo dia de trekking 
Distância caminhada – 13 quilômetros,
Subida acumulada - 10 metros
Deescida acumulada - 2100 metros 
Tempo de caminhada - 6 horas

Em nosso último dia de caminhada, em aproximadamente 6 horas, chegaremos ao Mweka Gate onde nosso ônibus nos estará esperando para levar-nos de volta a Arusha e ao nosso hotel. Apesar de estarmos sonhando com os confortos de nosso hotel, nos deliciaremos com esta caminhada por entre a linda floresta equatorial da região do Kilimanjaro.À caminho, pararemos em Moshi para, junto com toda equipe, carregadores, cozinheiros e guias almoçrmos, entregarmos as gorjetas tão merecidas e recebermos nossos certificados. E, claro, dançaremos e cantaremos, dividindo com todos eles a alegria de nosso sucesso!. Em seguida, de volta ao ônibus, viajaremos mais duas horas até nosso hotel. 

11° Dia – Voo internacional

Traslado ao aeroporto internacional de Kilimanjaro para o voo de volta.

COMO OPCIONAL:

Safari fotográfico no Tarangiri National Park

É impossível perder a oportunidade de estar na Tanzânia e não fazer um safári fotográfico. Por isso a Morgado Expedições - ME oferece como fechamento desta maravilhosa expedição uma visita opcional de um dia ao Tarangiri National Park. Este parque situado a duas horas de viagem de Arusha é habitat de 30.000 zebras, 2.500 girafas, 5.000 búfalos, 25.000 wildebeest, 3.000 elefantes além de predadores como leões e leopardos. 

Custo do safari: US$ 250 por pessoa a partir de duas pessoas

Para quem dispõe de mais tempo, fortemente recomendamos um safari fotográfico nos dois mais famosos parques de vida selvagem da África, o Serengeti e o Ngorongoro. Por favor, nos consultem para opções deste programa.