Trek Everest via Gokyo

Dificuldade desta viagem

Itinerário Resumido

  • 1° Dia – Chegada a Katmandu
  • 2° Dia – Katmandu
  • 3° Dia - Katmandu
  • 4° Dia - Voo de Katmandu a Lukla e caminhada a Monjo
  • 5° Dia - Monjo - Namche Bazaar
  • 6° Dia – Namche Bazaar – Thamo
  • 7° Dia - Thamo - Kunde
  • 8° Dia - Kunde - Portse
  • 9° Dia - Portse - Pamboche
  • 10° Dia - Pamboche - Dimboche
  • 11° Dia - Dimboche - Dugla
  • 12° Dia - Dugla - Lobuche
  • 13° Dia - Lobuche - Gorak Shep - Kala Patar - Gorak Shep
  • 14° Dia - Gorak Shep – Campo Base do Everest - Gorak Shep
  • 15° Dia – Gorak Shep – Dzongla
  • 16° Dia – Dzongla – Cho La – Dragnak
  • 17° Dia – Dragnak – Gokyo – Gokyo Ri – Gokyo
  • 18° Dia - Gokyo - Dole
  • 19° Dia – Dole – Monjo
  • 20° Dia – Monjo– Lukla
  • 21° Dia - Voo Lukla – Katmandu
  • 22° Dia – Voo internacional

 

Detalhes

  • Distância Total percorrida - 151 quilômetros
  • Subida cumulativa total - 8860 metros
  • Descida cumulativa total - 8860 metros

Itinerário Detalhado

1° Dia - Chegada a Katmandu

Chegada a Katmandu e traslado ao Hotel Radisson (5*). Conforme as pessoas forem chegando revisaremos o equipamento de trekking.

2° Dia - Katmandu

De manhã, passeio a pé pela parte antiga da cidade durante o qual conversaremos sobre hinduísmo, budismo e arquitetura usando pequenos templos para ilustrar o que ensinaremos.  À tarde compraremos ou alugaremos os equipamentos de montanha que forem necessários.

3° Dia - Katmandu

Pela manhã, visita a dois importantes templos na periferia de Katmandu, Pashupatinath, templo dedicado ao Lord Shiva, aqui em sua manifestação como Pashupati, o mais importante templo hindu do Nepal. Situado às margens do sagrado rio Bagmati, é o principal local de cremações no Nepal. O segundo templo que visitaremos, Boudnath, é o maior e mais ativo templo budista do Nepal e se situa no coração do bairro budista.

4° Dia - Primeiro dia de trekking - Distância caminhada - 13 km, subida acumulada - 560 m, descida acumulada - 560 m

Voo de Katmandu a Lukla (2800 metros) na região do Khumbu, de onde iniciaremos nosso trekking. O voo, com certeza, será uma das lembranças marcantes da viagem devido à linda vista que teremos do Himalaia. As tão sonhadas montanhas estão lá, erguendo-se a alturas que não supúnhamos que fossem possíveis. Caminhada de 6 horas de duração até Monjo (2800 metros), onde dormiremos à beira do Dudh Kosi, o Rio do Leite. Esse é um dia fácil para começarmos a nos adaptar ao o ritmo da caminhada. Hospedagem em um lodge com banheiro e chuveiro no quarto.

5° Dia - Segundo dia de trekking - Distância caminhada - 6 km, subida acumulada - 700 m, descida acumulada - 120 m

Caminhada com 5 horas de duração até Namche Bazaar (3400 metros), maior vilarejo do Khumbu. Esse é um dia razoavelmente difícil, pois é apenas o nosso segundo dia e a diferença de altitude é grande, mas as vistas do vale do Dudh Kosi e a primeira vista do nosso objetivo, o Everest, fazem o esforço valer a pena.

6° Dia - Terceiro dia de trekking - Distância caminhada - 8 km, subida acumulada - 600 m, descida acumulada - 600 m

Caminhada de aproximadamente 4 horas ao vilarejo de Thamo (3400 metros), fora da rota de trekking e, portanto, mantendo seu modo de vida tradicional. Antes de chegarmos a Thamo, como parte de nosso programa de aclimatação, visitaremos o pequeno e raramente visitado monastério de Lawdo acima de Thamo a 3800 metros, onde seremos recebidos carinhosamente por Ani e Lama, os únicos monges que habitam este monastério há mais de 20 anos. Passar algumas horas neste refúgio de paz, contemplando as montanhas nevadas ao nosso redor e embalados pelo suave som do sino será uma das mais doces lembranças de nosso trekking.

7° Dia - Quarto dia de trekking - Distância caminhada - 8 km, subida acumulada - 900 m, descida acumulada - 450 m

Caminhada de 3 horas de duração a Kunde (3800 metros), outro vilarejo fora da rota de trekking tradicional. Ali se encontra um dos hospitais mantidos pela Hillary Foundation. À tarde, caminhada até uma crista a 4200 metros para aclimatação. Kunde está situada em um lindo vale em forma de ferradura e tem a sua frente uma das mais lindas montanhas do planeta, o Ama Dablam.

8° Dia - Quinto dia de trekking. Distância caminhada 9 km, subida acumulada 650 m, descida acumulada 750 m

Hoje será um dia com muitas subidas e descidas! Caminhada de 5 horas a Portse (3700 metros). Iniciaremos nossa caminhada com uma suave descida atravessando o vilarejo onde dormimos, Kunde, e o vilarejo seguinte Kunjung e em seguida subiremos até Mong La, um passo a 4000 metros com vistas deslumbrantes das montanhas ao nosso redor. Após um breve descanso desceremos 400 metros até cruzarmos o rio no fundo do vale para em seguida subirmos 200 metros rumo ao nosso destino, Portse. Assim como os vilarejos dos últimos 3 dias, Portse tampouco está na rota normal de trekking recebendo poucos turistas e mantendo seu modo de vida tradicional. Ao fazermos esta rota estremos caminhando por trilhas diferentes das que faremos em nosso caminho de volta à Lukla tornando assim o trek mais variado e conhecendo mais vilarejos.

9° Dia - Sexto dia de trekking. Distância caminhada 12 km, subida acumulada 1000 m, descida acumulada 770 m

Caminhada de 3 a 4 horas de duração a Pamboche (4000 metros). Pamboche é um dos vilarejos mais simpáticos do Khumbu, ficando exatamente à frente do Ama Dablam. Chegando ao lodge, seguiremos para uma caminhada de aclimatação rumo ao campo base do Ama Dablam, a 4600 metros que nos meses de outubro e novembro se encontra repleto de expedições em busca deste lindo cume. Para aqueles que quiserem fazer um dia um pouco mais leve, sugerimos subir até 4300 metros, que é a altitude em que dormiremos a noite seguinte. Tanto para quem chegar ao campo base, quanto para aqueles que atingirem os 4300, as vistas da caminhada são espetaculares. 

10° Dia - Sétimo dia de trekking. Distância caminhada 8 km, subida acumulada 730 m, descida acumulada 380 m

Caminhada de 3 horas de duração até Dimboche (4300 metros). Esse é o vilarejo mais alto do Khumbu com habitação permanente. Como parte de nosso processo de aclimatação subiremos uma crista atrás do vilarejo até 4600 metros de onde poderemos avistar o Makalu, a quinta mais alta montanha do planeta. Para aqueles que ainda tiverem energia podem seguir até o cume do Nangazan Ri a 5080 metros! A partir de hoje e enquanto estivermos acima de 4000 metros daremos uma bolsa de água quente para cada cliente para aquecer os pés nas noites frias que teremos pela frente. 

11° Dia - Oitavo dia de trekking - Distância caminhada - 8,5 km, subida acumulada - 700 m, descida acumulada - 420 m

Caminhada de 3 horas até Dugla (4600 metros). Apesar de pequena em termos de distância e tempo, esta caminhada de hoje é importantíssima em termos de aclimatação. Dormindo aqui quebramos a grande subida entre Dimboche a Loboche. Após um pequeno descanso no lodge seguiremos para nossa caminhada de aclimatação a uma colina onde chegaremos a 4900 metros, a mesma altitude que dormiremos no dia seguinte.

12° Dia - Nono dia de trekking - Distância caminhada - 4,5 km, subida acumulada - 385 m, descida acumulada - 65 m

Caminhada de 3 horas de duração a Lobuche (4950 metros). Aqui, a paisagem muda completamente para vegetação alpina e estaremos caminhando cercados de alguns dos maiores picos deste planeta. Entramos no coração do Himalaia. Embora essa caminhada, em termos de distância, seja bastante curta, poucos quilômetros, ela é um pouco cansativa devido à altitude e a uma subida íngreme logo no início do dia. Ao final desta subida se encontra o Memorial aos Sherpas, lembrando todos os sherpas que morreram escalando o Everest. Almoçaremos no lodge onde iremos dormir, um dos mais confortáveis de toda trilha. Tarde livre para descansar para o duro dia que se seguirá.

13° Dia - Décimo dia de trekking - Distância caminhada - 10 km, subida acumulada - 800 m, descida acumulada - 550 m

Pela manhã, caminhada de 4 horas de duração até Gorak Shep (5190 metros). Após almoçarmos e descansarmos, subiremos o Kala Patar para ver o pôr-do-sol, com o Everest a apenas oito quilômetros de distância, refletindo a luz avermelhada do sol contra um céu azul escuro. A sensação de, após dez dias de caminhada, atingir nosso objetivo e sermos recompensados por essa indescritível vista é emocionante. Embora a subida seja bastante gradual, ela é cansativa devido à altitude. Apesar de nosso lodge ser bastante simples nossos quartos terão lençóis elétricos para amenizar o intenso frio das próximas duas noites.

14° Dia - Décimo primeiro dia de trekking - Distância caminhada - 7 km, subida acumulada - 340 m, descida acumulada - 340 m

Hoje faremos a árdua, porém recompensadora, caminhada até o Campo Base do Everest (5264 metros). De Gorak Shep seguiremos pela morena lateral do glaciar do Khumbu até descermos para o gelo do glaciar propriamente dito e, entre subidas e descidas, contemplaremos as incríveis formações de gelo enquanto nos aproximamos do campo base. Ali, nos meses de abril e maio, centenas de escaladores, estrangeiros e sherpas, se preparam para o grande desafio: estar por alguns minutos no topo do mundo. Retornaremos a Gorak Shep para dormir.

15° Dia - Gorak Shep Dzongla

Hoje quem fizer a extensão se separará do grupo e seguira rumo ao Cho La, o passo que separa o vale do campo base do Everest e o vale de Gokyo acompanhado de um sherpa e de um carregador para cada duas pessoas. A caminhada hoje é razoavelmente tranquila e demorará ao redor de 5 horas. Dzongla é um conjunto de apenas 3 lodges a 4700 metros de altitude.

16° Dia - Dzongla - Cho La - Dragnak

Hoje será o dia mais exigente de todo o trekking tanto pela distância como pela dificuldade do terreno. Cho La fica a 5300 metros de altitude e a trilha sobe inicialmente bastante gradualmente até chegarmos mais próximos a subida final que é bem íngreme. O esforço da subida é plenamente recompensado pela vista do topo do passo com vistas do Everest, Lhotse e Makalu!
Após um pequeno descanso começaremos a longa descida até o pequeno agrupamento de lodges chamado Dragnak onde passaremos a noite. A descida inicialmente é bastante íngreme por entre grandes blocos de rocha. Terminando esta primeira parte o restante do caminho é bem tranquilo. O tempo esperado para fazer o Cho La é de 10 horas.

17° Dia - Dragnak - Gokyo

Pela manhã uma linda e fácil caminhada de Dragnak a Gokyo atravessando o mais longo glaciar do Nepal. Para muitos esta será a primeira experiência de caminhar em um glaciar com suas lindas formações de gelo azul. Almoço no lodge em Gokyo (4700 metros) e no meio da tarde subida ao Gokyo Ri, uma colina com 5300 metros de altitude de onde teremos uma vista espetacular das mois altas montanhas do planeta!

18° Dia - Gokyo - Dole

Caminhada de 5 horas de Gokyo a Dole (4000 metros) pelo lindo Vale de Gokyo passando pelo segundo e pelo primeiro lago.

19° Dia - Dole - Monjo

Caminhada de 6 horas de Dole a Monjo onde dormimos a primeira noite do trekking a 2800 metros de altitude.

20° Dia - Monjo - Lukla

Hoje, nosso último dia de trek, caminharemos de volta a Lukla em aproximadamente 5 horas, com nosso coração dividido entre a vontade de voltar aos confortos de Katmandu e o desejo de não abandonar esta região mágica que tantas memórias nos deixará. Como opcional poderemos fretar um helicóptero desde Monjo e fazer um inesquecível voo panorâmico sobrevoando todo nosso trajeto de trekking e também o vale do Gokyo terminando em Lukla. O custo deste voo é de aproximadamente US$ 400,00 por pessoa. Para que o voo possa acontecer é necessário que o tempo esteja limpo, haja número mínimo de interessados e que exista um helicóptero disponível em Lukla. Por estas razões não incluímos este voo no programa. Hospedagem em um lodge com banheiro e chuveiro no quarto.

21° Dia - Voo Lukla - Katmandu

Voo de Lukla a Katmandu. Traslado ao hotel Radisson e restante do dia livre.

22° Dia - Traslado ao aeroporto para voo internacional

Traslado ao aeroporto para voo internacional.