Trekking no Marrocos

Perguntas e respostas

1 - Como é o clima nesta viagem?

Durante o trekking teremos clima agradabilíssimo para caminhar com temperaturas ao redor de 15 graus durante o dia caindo para até zero graus a noite nos acampamentos mais altos. Em Marrakesh e no Sahara a temperatura será bastante alta chegando aos 40 graus durante o dia, mas principalmente no deserto refrescando bastante a noite.

2 – Como serão nossos transportes?

Em Marrakesh caminharemos pela Medina e teremos uma tarde livre para descobrir este que é um dos maiores mercados do planeta. Até o início do trekking e a caminho do nosso acampamento no deserto usaremos veículos 4x4 e no restante da viagem mini ônibus.

3 – Como é nossa acomodação?

Em Marrakesh usaremos um confortável hotel 4* em estilo marroquino com uma agradável piscina para descansarmos nas tardes quentes. Durante o trekking teremos barracas de montanha para duas pessoas (barracas individuais são disponíveis com um preço extra). Na nossa noite no Sahara dormiremos em amplas barracas (com camas) dispostas em círculo ao redor de uma fogueira com a areia coberta por tapetes. Nos outros lugares dormiremos em charmosos hotéis boutique em estilo berbere com piscina.

4 – Porque usamos um hotel 4 estrelas em Marrakesh e hotéis boutique nas outras cidades quando no trekking vamos ficar em acampamentos?

Depois de uma longa viagem internacional do Brasil ao Marrocos é um alívio chegar a um bom hotel, confortável e silencioso. Também na volta do trekking, após nove dias dormindo em barracas é delicioso voltar ao conforto de um bom hotel, afinal, depois de ter superado nosso desafio merecemos algumas boas noites de sono!

5 – Que roupas e equipamentos devo usar?

Uma completa lista de equipamentos está disponível neste site. Estes equipamentos devem ser comprados antes da viagem já que no Marrocos não é possível comprar ou alugar equipamento de montanha.

6 – Como este trekking é classificado em termos de dificuldade?

Definimos este trekking como de dificuldade média. Apesar de não existir o problema da altitude (nossa noite mais alta é a apenas 3100 metros), os dias são razoavelmente longos com um gradiente de subida de ao redor de 1000 metros a cada dia. Como facilitador temos temperaturas amenas, acampamentos confortáveis com boas barracas de montanha, barracas banheiro, chuveiro e de refeições com mesa e banquinhos, além de um cozinheiro e auxiliares de cozinha. Todo nosso equipamento será carregado por mulas cabendo a nós levar apenas nossa mochila com as coisas do dia.

7 - Quanto dinheiro devo levar?

Com exceção dos almoços e jantares fora do trekking e de nossa noite no Sahara, todo o restante está incluído no custo da viagem de modo que necessitamos apenas de dinheiro para essas refeições e, claro, para a compra dos lindos artesanatos do país. Afinal, quem já ouviu falar de alguém que veio ao Marrocos e não comprou pelo menos um dos seus lindos tapetes? Uma refeição em média custa ao redor de US 15,00. Euros e dólares americanos são trocados por Dihans com facilidade e se pode sacar dinheiro em caixas eletrônicos em todas as cidades. Cartões de crédito são aceitos em lojas e restaurantes maiores.

8 - Por que exigimos que você, para participar desta viagem, tenha um seguro de viagem?

É tranqüilizante saber que, se algo acontecer, você pode ter tratamento gratuito nos melhores hospitais. Também sua bagagem está segurada no caso de extravio durante os vôos. Toda ocorrência deve ser comunicada o mais rapidamente possível à companhia de seguros. Leia com muita atenção seus direitos e deveres perante a seguradora para não haver problemas futuros.

Resgate por helicóptero durante o trekking é possível, porém bastante caro se não for coberto pelo seguro.

9 – O Marrocos é um país seguro?

Sim, com exceção de raros casos de batedores de carteira trabalhando nas áreas mais afastadas das medinas, de um modo geral o país é muito seguro. Por outro lado, os truques usados para tentar levar você a entrar em uma loja são infinitos. Tenha precaução com qualquer pessoa que se aproxime de você com histórias como “sou estudante e quero praticar meu inglês”. Invariavelmente são jovens em busca de comissão das grandes lojas.

10 - E quanto às doenças?

Boa parte do país tem água tratada e de um modo geral as condições de higiene são bastante boas. Não há problema em comer saladas nos restaurantes ou as deliciosas frutas e sucos comprados nos mercados.

11 – A subida do Tubkal é muito difícil?

Neste dia acordaremos às 4 da manhã e após um bom café da manhã iniciaremos a subida de 1000 metros que nos levará ao cume da montanha mais alta do norte da África a 4167 metros. Esta subida levará ao redor de cinco horas por uma trilha de terra bem marcada em outubro e coberta de neve em maio. Mesmo em maio não é necessário experiência anterior em neve apesar de que dependendo das condições de neve usaremos crampons que alugaremos no dia anterior. A descida até o acampamento demorará ao redor de 3 horas. Apesar de ser um dia longo, ele é muito mais fácil do que a subida de nossos outros programas em montanha como o Kilimanjaro, Elbrus ou mesmo Kala Patar no Nepal.

11 – A subida do Tubkal é muito difícil?

Neste dia acordaremos às 4 da manhã e após um bom café da manhã iniciaremos a subida de 1000 metros que nos levará ao cume da montanha mais alta do norte da África a 4167 metros. Esta subida levará ao redor de cinco horas por uma trilha de terra bem marcada em outubro e coberta de neve em maio. Mesmo em maio não é necessário experiência anterior em neve apesar de que dependendo das condições de neve usaremos crampons que alugaremos no dia anterior. A descida até o acampamento demorará ao redor de 3 horas. Apesar de ser um dia longo, ele é muito mais fácil do que a subida de nossos outros programas em montanha como o Kilimanjaro, Elbrus ou mesmo Kala Patar no Nepal.

12 – Este trekking é muito desconfortável?

Não. Apesar de caminharmos durante, em média, sete horas por dia, não temos o agravante da altitude e temos um bom descanso durante o almoço. Não carregamos muito em nossas mochilas, apenas o necessário para o dia, sendo o restante levado pelas mulas. Nosso acampamento é bastante confortável com boas barracas de montanha, barracas banheiro e chuveiro, uma grande barraca refeitório com mesas e banquinhos além de deliciosa comida marroquina. Pela manhã temos pães, geléia, mel, café, leite, chocolate, sucrilhos, panquecas e o sempre presente chá de menta. No almoço servimos grandes pratos de salada, à tarde chá com bolachas e no jantar sopas e comidas marroquinas como cuscuz ou tajienes seguidos de sobremesa e mais chá com menta.

13 – Como faço para tirar o visto e quanto custa?

O visto do Marrocos pode ser tirado no aeroporto na chegada e é gratuito.

14 – Existe algum limite de idade?

Não. Mas, deve-se levar em consideração de que é um trekking de dificuldade média e com dias longos que podem não ser divertidos para crianças. No outro lado do espectro, recomenda-se àqueles com mais de 50 anos que façam um bom check up antes da viagem.

15 – Posso fazer ligações internacionais ou ter acesso a internet durante o trekking?

Por boa parte do trekking telefones celulares tem cobertura assim como durante o restante da viagem. Durante o trekking não teremos acesso a internet, mas durante o restante da viagem sim.

16 –E se eu tiver alguma doença crônica como hipertensão ou diabetes?

De um modo geral doenças crônicas controladas não são impedimento para fazer o trekking, mas recomendamos fortemente que a pessoa consulte seu médico e que discuta com ele sobre se este trekking é uma atividade adequada para ela. Estamos à disposição para dar ao seu médico todas as informações que ele necessite sobre o trekking para ele tomar sua decisão. Entre em contato conosco.

17 – Posso recarregar os meus eletrônicos durante o trekking ?

Em duas vilas é possível recarregar os eletrônicos em caso de emergência já que não acamparemos ao lado delas e sim a meia hora de caminhada de modo que recomendamos trazer baterias ou pilhas reserva.

18 - E se eu tiver outras dúvidas?

Sabemos que antes de se inscrever para uma viagem como esta é natural que as pessoas tenham várias dúvidas. Se você tem alguma que não foi esclarecida acima, por favor, não hesite em entrar em contato com seu agente de viagens ou conosco através da web page www.morgadoexpedicoes.com.br ou do email Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.