Trekking no Marrocos

Dificuldade desta viagem

Itinerário Resumido

  • 1° Dia - Chegada a Marrakesh e traslado ao hotel
  • 2° Dia - Marrakesh
  • 3° Dia - Viagem em 4x4 e início do trekking - Marrakesh a Plateau du Yagor
  • 4° Dia - Trekking - Plateau du Yagor a Tigfert
  • 5° Dia - Trekking - Tigfert a Timichi
  • 6° Dia - Trekking - Timichi a Oukaimeden
  • 7° Dia - Trekking - Oukaimeden a Tachdirt
  • 8° Dia - Trekking - Tachdirt a Arhemd
  • 9° Dia - Trekking - Arhemd ao Refúgio Neltner
  • 10° Dia - Subida do Tubkal - Ait Souka
  • 11° Dia - Caminhada a Imlil e viagem a Agdz
  • 12° Dia - Agdz - M'Hamid e viagem de 4x4 a Erg Chegaga
  • 13° Dia - Erg Chegaga – Ouarzazate
  • 14° Dia - Ouarzazate - Marrakesh
  • 15° Dia - Traslado para o aeroporto e retorno ao Brasil

 

Itinerário Detalhado

1° Dia - Chegada a Marrakesh e traslado ao hotel

Chegada a Marrakesh e traslado ao Hotel Tichka Salam (4*) http://www.hotel-marrakech-tichka.com/index.php/en/, um delicioso hotel em estilo tradicional com uma bonita piscina no meio de amplo gramado.

2° Dia - Marrakesh

De manhã, pequeno passeio pela Medina de Marrakesh, com sua infinidade de lojas. Visita à Medersa Ali ben Youssef e ao Museu de Marrakesh, maravilhosos exemplos da arquitetura islâmica. Tarde livre para explorar a Medina. Entendemos que a melhor forma de conhecer este enorme labirinto de ruelas repletas de lojas vendendo de tudo um pouco é sozinho ou em pequenos grupos. Por isso deixamos esta tarde sem acompanhamento de guias. Porém, se você preferir ter um guia para este passeio, por favor, avise seu agente de viagens (opcional).

3° Dia – Marrakesh a Plateau du Yagor

Sairemos bem cedo pela manhã para uma viagem em carro 4x4 de aproximadamente 3 horas de duração até o início do trekking. Caminhada pela manhã de 5 horas de duração. Subiremos aproximadamente 650 m, passando por pequenos vilarejos de pastores com casas feitas de arenito vermelho e campos de trigo e cevada, até alcançarmos o platô onde avistaremos pela primeira vez as montanhas dos Atlas. Pausa para almoço e descanso. Caminhada de 3 horas pelo platô até o local de camping a 2.150 m de altitude, ao lado de um lindo riacho.

4° Dia - Plateau du Yagor a Tigfert

Pela manhã, caminhada de 5 horas de duração, descendo pelo platô. Passaremos por uma maravilhosa garganta de arenito vermelho, com cachoeiras e vista do vale. Almoço ao final da descida. Após o descanso, caminhada de aproximadamente 3 horas de duração. O início terá uma subida íngreme de aproximadamente 300 m, passando por incríveis formações de rocha, até chegarmos em um vilarejo. Depois, subida gradual até o local de camping, a 1.715 m de altitude.

5° Dia - Tigfert a Timichi

Caminhada pela manhã de aproximadamente 5 horas. caminhoflores

Subida leve, com vista das montanhas, cada vez maiores, com picos entre 3.000 e 4.000 m de altitude. Passaremos por vários vilarejos pelo caminho. Descida gradual, com vista do vale. Almoço. Depois do descanso, caminhada de 2 horas até o camping (1.815 m de altitude), próximo a um vilarejo.

6° Dia - Timichi a Oukaimeden

Caminhada de 7 horas de duração. Neste dia, teremos nosso primeiro passo alto, a aproximadamente 2.900 m de altitude. A subida  será gradual no início, passando por alguns vilarejos pelo caminho. Depois dos vilarejos, a subida se torna mais íngreme, fazendo um zig-zag pela encosta do morro. Vista incrível de todo o vale e das montanhas. Faremos uma pequena pausa durante a subida, para lanche e descanso. Após o passo, desceremos pelo outro lado do vale (400 m) até chegarmos ao acampamento, a 2.475 m de altitude, onde teremos um almoço tardio. Descanso à tarde.

7° Dia - Oukaimeden a Tachdirt

Caminhada de 5 horas de duração. Seguiremos pela estrada, até a estação de esqui que funciona durante o inverno. Pegaremos a trilha que segue na direção do vale. Teremos nosso segundo passo alto, a 2.800 m de altitude. A subida é gradual no início, tornando-se mais íngreme conforme subimos. Chegando no passo, teremos uma vista maravilhosa das montanhas e de todo o vale. Faremos um lanche e, após o descanso, iniciaremos a descida, passando por vários vilarejos até o nosso acampamento, onde faremos nosso almoço tardio. Tarde livre para descanso (altitude aproximada de 1.900 m).   

8° Dia - Tachdirt a Arhemd Caminhada de 6 horas de duração. 

Desceremos até o fundo do vale, cruzando o riacho e iniciaremos a subida em direção ao nosso terceiro passo alto a 2.200 m de altitude. Faremos uma parada para descanso e um lanche. Desceremos até o fundo do vale pelo meio de árvores, até chegarmos a um vilarejo. De lá, caminharemos por uma trilha alternativa que passa pelo aqueduto local até chegarmos à entrada do parque do Tubkal. Linda vista das montanhas e, pela primeira vez, do Tubkal. Após 40 minutos de subida gradual, chegamos no nosso acampamento, onde almoçaremos. Tarde livre para descanso.

9° Dia – Arhemd ao Refúgio Neltner

Caminhada de 4 horas de duração. Subida gradual, caminhando ao lado do rio. Vista maravilhosa das montanhas, já bastante próximas. Chegaremos no refúgio (3.100 m de altitude) para o almoço. Este dia será mais leve, para que tenhamos tempo para descansar e nos preparar para a subida do Tubkal no dia seguinte.

10° Dia – Refúgio Neltner – Tubkal – Ait Souka

Acordaremos às 4 horas da manhã e após o café da manhã iniciaremos nossa escalada do Tubkal, a 4.167 m de altitude. Serão aproximadamente 5 horas até o cume.

A subida terá inclinação variada, sendo mais íngreme no início e próximo ao cume. Em outubro, a montanha não tem neve, ao contrário de maio,  onde a escalada é feita usando-se crampons. Durante toda a escalada teremos um visual magnífico das montanhas e de todo o vale. Após algum tempo no cume, que deverá variar dependendo das condições climáticas que teremos no dia, iniciaremos nossa descida em direção ao refúgio, que levará em torno de 3 horas. No refúgio, almoçaremos e após um merecido descanso, desceremos em direção ao nosso acampamento.

11° Dia – Ait Souka – Imlil – Agdz

Caminhada de retorno, descendo até Imlil, a 2.600 m de altitude. Nesse vilarejo, teremos um mini-ônibus nos aguardando. Viajaremos até Agdz, seguindo na direção do Sahara, onde ficaremos em um confortável e charmoso hotel (Dar Qamar www.locsudmaroc.com/) em estilo local para o merecido descanso.

12° Dia - Agdz – Mhamid – Chegaga

Passaremos a manhã em Agdz, para descansarmos do dia de cume do Tubkal. Após o almoço seguiremos viagem para M'Hamid, última cidade antes do deserto do Sahara. Após um lanche, viajaremos de 4x4 pelo meio do Sahara até o nosso acampamento, nas dunas de Chegaga. Chegaremos no final da tarde, com tempo para caminhada pelas dunas e pôr-do-sol no deserto. No Marrocos existem dois “ergs” , enormes conjuntos de dunas com quilômetros de extensão e dunas com em alguns lugares centenas de metros de altura. O erg Chegaga é o mais afastado dos dois exigindo uma viagem de duas horas em veículos fora de estrada. Com isso ele é muito menos visitado e mais tranqüilo o que condiz com a experiência de se assistir ao deslumbrante por do sol nas dunas. São 45 quilômetros de dunas douradas!

13° Dia – Chegaga – Iriki – Foum Zquid - Ouarzazate

Acordaremos um pouco antes do nascer do sol, para um pequeno passeio a camelo pelas dunas. Após o café da manhã, cruzaremos os platôs Oued Namm e Laatache e passaremos por uma região maravilhosa de dunas. Encontraremos então a trilha para Ouarzazate, onde passaremos a noite em um tradicional riad.

14° Dia – Ouarzazate – Marrakesh

Depois do café da manhã, seguiremos em direção a Marrakesh. No caminho, iremos visitar dois importantes Kasbah: o Kasbah of Ait Ben Haddou, um magnífico exemplo da arquitetura do sul do Marrocos, e o Kasbah of Telouet, que fica numa antiga rota de caravanas. Passaremos a noite em nosso hotel em Marrakesh.

15° Dia – Traslado ao aeroporto e retorno ao Brasil.