Lycian Way, 500 km de trek na costa da Turquia

Written by | Sábado, 23 Maio 2015 08:39
Em um mundo tão explorado e visitado cada vez é mais difícil encontrar lugares ainda não invadidos pelo turismo de massa. Estava buscando ideias na internet sobre trekkings desconhecidos no mundo para oferecer para nossos clientes quando me deparei com um trekking de 500 quilômetros na Turquia chamado Lycian Way. Apesar de estar viajando sem parar por mais de 25 anos guiando meus grupos ou fazendo minhas viagens e expedições particulares e conversando com gente de todo o mundo, nunca havia escutado de trekkings de longa duração na Turquia. Me aprofundei em minhas pesquisas por internet e descobri que não só existe o Lycian Way mas muitas outras trilhas variando em extensão de 200 a 800 quilômetros!! As quatro mais importantes foram abertas por uma britânica radicada na Turquia chamada Kate Clow. O que li sobre a Lycian Way chamou minha atenção imediatamente. Ela é a junção de pequenas estradas…

Kayak Oceânico em Raja Empat - Papua - Indonésia

Written by | Terça, 02 Setembro 2014 00:00
Uma das coisas mais gostosas de uma expedição é o cuidadoso planejamento pensando em cada detalhe, curtindo cada etapa, comprando ou separando o que é necessário, pesquisando na internet e em livros o lugar para onde você irá. A contagem regressiva, os últimos dias antes do embarque. Infelizmente nada disso aconteceu na minha última expedição. Tinha tudo certo para passar um mês escalando em rocha na ilha de Kalymnos, na Grécia, mas 10 dias antes de embarcar tive, por motivos pessoais, de cancelar esta viagem. O que colocar em seu lugar?Nos últimos anos, em minhas férias, busco lugares ainda não tão influenciados pelo turismo que a cada ano aumenta de forma exponencial. Lugares que até pouco tempo eram razoavelmente pouco visitados hoje viraram destino de massa, Vietnã e Myanmar são bons exemplos disso. Com isso em mente fui ao Mustang e ao Dolpo, duas regiões pouco visitadas do Nepal, e…

O Monge e a Virgem

Written by | Sábado, 02 Agosto 2014 00:00
Sim, um estranho título para um artigo sobre montanhismo...Mas, vamos começar pelo começo...Para mim uma das coisas mais atraentes em uma longa expedição de Alta Montanha é o convívio com pessoas com que você tem afinidade e que provadamente reagem da maneira adequada frente ao constante stress físico e emocional que uma escalada como essa causa em seus participantes.No Cho Oyu tive a felicidade de conviver com duas pessoas assim, Greg Attard e Robert Gatt, ambos se preparando para serem os primeiros malteses a escalar o Everest. Um ano depois não tive dúvidas na escolha de meus companheiros para o Everest.Desde então, e lá se vão 4 anos, não tivemos oportunidades de estar na montanha juntos apesar de termos tentado combinar algo, mas os períodos de férias nunca coincidiram. Podem então imaginar minha felicidade quando há um mês conversando com eles vimos a possibilidade de passar uma semana escalando nos…

Escalando na Bolívia

Written by | Quarta, 02 Julho 2014 00:00
Na Bolívia fiz duas das escaladas mais memoráveis de minha vida, a parede da Asa Esquerda do Condoriri, em 93, e a Cara Oeste do Huayna Potosi, em 98. Ambas são escaladas super técnicas e foram recheadas de muita emoção e deixaram um gostinho de quero mais...No campo base do Condoriri em 93, conheci o Alexandre Cymbalista, que viria a ser meu sócio na empresa Latitudes e o Luiz Silva Jr, que seria um dos meus companheiros de escalada do Cho Oyu em 2009. No dia do meu aniversário saímos às 3 da manhã com o objetivo de escalar os 300 metros semiverticais da Asa Esquerda. Jamais esquecerei o presente que a natureza nos deu neste gelado amanhecer do dia 20 de agosto. Quando chegamos ao campo de neve na base da montanha, uma lua prateada se punha enquanto um sol radiante nascia no quadrante oposto. Ao iniciarmos a escalada,…

Viajando pela Bolívia

Written by | Terça, 01 Julho 2014 00:00
Em dezembro de 1979, quando tinha 17 anos, embarquei em um trem rumo a Corumbá. Tinha aí o início da mais marcante de minhas viagens, um mês entre Bolívia e Peru. De uma certa forma, tudo o que veio depois foi consequência desta primeira viagem ao exterior. Esta viagem foi uma grande coleção de primeiros...primeira vez que vi uma montanha nevada, primeira vez que convivi com jovens europeus que viajavam por um longo tempo pelo mundo, primeira vez que fiz um trekking, primeira vez que tive de me virar em outra língua....Apesar dos 40 anos que me separam deste mês deslumbrante ainda me lembro com extrema clareza de cada momento desta viagem, do trem da morte, de chegar de trem em La Paz, de ver as águas turquesas do Titicada, de ver Machu Pichu sem qualquer outra alma ao meu redor. A intensidade do que senti nesta viagem nunca mais…

Trekking no Afeganistão

Written by | Segunda, 13 Janeiro 2014 00:00
Eu não podia acreditar! Nosso carro havia parado no alto do passo e, na minha frente, estava o rio que dividia o Tajiquistão, onde estávamos, do Afeganistão, país com que vinha sonhando há mais de 20 anos. Em 1976, quando estava no segundo ano de faculdade, quase tranquei a matrícula e fui para a Ásia para uma longa viagem. Naquela época, os que faziam a sonhada viagem de Londres a Katmandu por terra diziam que o mais bonito, interessante, culturalmente rico país da rota era o Afeganistão. Acabei fazendo esta viagem para a Ásia anos depois, em 1983, e então a Rússia já tinha invadido o Afeganistão e meu sonho de caminhar por suas montanhas tinha sido adiado por muitos anos. Até este momento. O que via na minha frente correspondia ao que imaginava. Logo após a estreita margem do rio caudaloso, imponentes montanhas se erguiam abruptamente. Suas encostas abrigavam…

Kayak no Ganges

Written by | Quarta, 01 Janeiro 2014 00:00
Voltando do Chadar, o maravilhoso trekking no Rio Zanskar Congelado no norte da Índia, nas regiões do Himalaia Indiano de Ladakh e Zanskar, eu ia escrever um relato desta fascinante expedição. Mas, para minha surpresa, no dia em que ia escrever o Extremos publicou um relato muito bonito do Denio Moreira Jr., que fez este trekking oito anos atrás. Com isso decidi deixar para meu companheiro de trek, o Luiz Simões, contar em breve a vocês como foi nossa expedição.Ao invés, quero contar de meus dias em Rishikesh, uma das mais sagradas cidades da Índia, às margens do Rio Ganges, a capital indiana do Yoga.A maior parte de vocês me conhece por meus relatos de montanha, já que nos últimos sete anos tenho dedicado cada minuto de minha vida a esta atividade, seja guiando meus grupos mundo afora, seja fazendo minhas expedições particulares. Mas, por muitos anos, metade das viagens…

Subida do Monte Fuji

Written by | Domingo, 01 Setembro 2013 00:00
Estávamos preocupados com o clima. Durante toda a semana que antecedeu a escalada ficamos checando a previsão do tempo, que insistia em mudar todos os dias. Às vezes, no mesmo dia predizia chuva, para algumas horas depois mostrar uma noite e uma manhã claras. Monte Fuji ou, como é mais comumente chamado no Japão, Fuji-San, não é de forma alguma uma montanha difícil. Não se poderia nem dizer escalada e sim subida, já que é uma trilha muito bem marcada com um desnível de 1500 metros desde onde a estrada chega até o cume. No verão, a quantidade impressionante de 5000 pessoas por dia fazem a subida. Sim, não me enganei na digitação, são quase trezentas mil pessoas subindo o Fuji-San nos dois meses da temporada oficial, fazendo dela a montanha mais "escalada" do planeta! Mas, fora de estação, a coisa muda por conta do vento que pode tornar-se extremamente…

Diario de um esquiador principiante 2

Written by | Sábado, 26 Janeiro 2013 00:00
19 de janeiro de 2013 – sábado, dia livre Nós dois estávamos sentindo os músculos das pernas e foi super bom ficar descansando por um dia inteiro apesar que olhando o pessoal esquiar me deu uma grande vontade de sair por pelo menos um tempinho, mas resisti pois acho que assim será melhor. Só levantamos as 10 da manhã e saímos para ir na imobiliária para visitar mais um apartamento para daqui há duas semanas. Não gostamos e voltamos lá e nos deram uma outra chave e este sim é super bonitinho. Mínimo como o que estamos, mas super novo e mobiliado com cuidado e o melhor, disponível por 3 semanas. Então vamos ficar aqui até sexta feira desta semana e daí neste outro até irmos embora no dia 16 de fevereiro. Daí fomos andar pela rua principal sob uma forte nevasca que a partir do meio dia começou a…

Diário de um esquiador pricipiante

Written by | Sábado, 19 Janeiro 2013 00:00
NOVEMBRO 2012 Escrevo este blog para dividir com vocês minha experiência de esquiador aprendiz e estimular outras pessoas a experimentar este esporte incrível no qual apenas estou começando, mas pelo qual já estou completamente apaixonado. Meu concunhado tinha razão. Ele me disse que assim que começasse eu iria me perguntar porque nunca tinha feito isso antes. Por muitos anos desejei fazer exatamente o que estou fazendo e não fiz por que tive medo de me machucar, lesar meu joelho, por exemplo, e como tanto em meu trabalho como em meu lazer vivo do meu corpo sempre evitei o ski. Também sempre pensei que este tipo de férias, passar um mês em um resort transado dos Alpes Franceses, fosse uma coisa completamente impossível do ponto de vista financeiro. Este diário então tem a função de mostrar para as pessoas que esta é uma possibilidade real para pessoas de todas as idades…