Agradeço mais uma vez a vocês por toda dedicação, carinho, cuidado e apoio em todos os sentidos durante cada dia da expedição!
Agradeço de uma maneira muito especial pela escolha do Elias como parte do grupo de guias. Nos quatro últimos dias de caminhada tive a sorte e o privilegio de contar com ele me acompanhando nos meus passinhos lentos.
Além da paciência infinita, ele sempre me ensinava alguma coisa sobre o parque, o nome de uma flor, de uma planta, da cultura e umas palavrinhas em Swahili. Naqueles dias, com ele à minha frente, aprendi onde e como pisar, treinei a sincronia entre passadas, respiração e bastões, tudo no meu ritmo e tudo muito novo para mim até então. Acredito que durante aqueles dias, com sua imensa experiência e paciência, ele pode me conhecer e conhecer meus limites e minhas possibilidades. Pelo fato de ele estar na minha frente eu tinha uma referência de caminho e principalmente de foco e segurança.
Em silencio, fomos desenvolvendo uma afinidade, cumplicidade e entrosamento que fizeram toda diferença para me levar a um objetivo ainda maior do que eu me propusera inicialmente. Com toda segurança posso dizer que se consegui chegar ao Uhuru Peak (para surpresa de todos, inclusive minha) foi graças a ele! Sempre preocupado e atencioso comigo, constantemente checando como eu me sentia, ele acreditou em mim muito mais do que eu mesma.
Acredito que no ano que vem, a(s) pessoa(s) que tiverem ele como guia local também se sentirão seguras e honradas pela oportunidade de estarem com um grande guia do Kilimanjaro!
Hoje estou plenamente feliz por tudo que aconteceu e me sinto abençoada por ter recebido ajuda de pessoas tão capacitadas, experientes e humanas.

-- Cristiane Coelho

Belo Horizonte - MG

mawenzi 1

 

Fazer pose para a foto é pouco, difícil é levar esses

Turistas até o cume do kilimanjaro!


-- Alfredo Sulzer

jesus

 

Nas duas expedições, tanto no Nepal como no Kili, foi tudo excelente!!!

A firmeza  e segurança do Manoel e a delicadeza da Lisete trazem um equilíbrio fantástico para viagem.

Recomendo sempre a ME a todos amigos e conhecidos que querem se “aventurar” nas montanhas!!!!

Bjs e muito sucesso!

-- Pedro Rodrigues

Proprietário da escola de vela BL3
Ilha Bela - SP 

t campo base

 

Participei da ascensão ao Kilimanjaro em 2010 e adorei todas as etapas da viagem, da preparação ao dia de cume.
Planejamento, logística, orientação, acampamentos e alimentação impecáveis.
A orientação de Manoel e Lisete foram fundamentais para o sucesso da investida. Sem sua experiência e apoio, possivelmente não teria alcançado o topo.

-- Caio Vilela

Jornalista e fotógrafo
São Paulo - SP 

caiosite

 

Subir montanhas, mesmo para aqueles preguiçosos e despreparados como eu, é uma forma de meditação, de oracão, de comunhão com amigos, com a natureza, com culturas locais. Eu recomendo sem contra indicacões mas vá preparado! Seja fisicamente, espiritualmente, com equipamentos certos mas sobretudo com pessoas que te guiam na direcão certa, sem arrogância, sem ego e sem interesses. Eu encontrei estas qualidades na minha subida ao Kilimanjaro onde, mesmo sem bagagem ( extraviada), com bolhas ( bota alheia!), menstruada ( não prevista e fora de época!) e com ar rarefeito, consegui chegar ao cume com muito esforço tem que dizer, graças a auxílio luxuoso de Manoel Morgado sobe e desce não deixando ninguém para trás e que não me deixou desistir desde o início, quando achei que tudo estava perdido... não posso também deixar de citar sua companheira e guia Lisete, e seus fabulosos guias locais, verdadeiros anjos da guarda que nutrem amizade pelos clientes perfazendo um dream team!!

A recompensa é inominável, indescritível e única, somente quem experimenta pode saber... eu não poderia aqui dizer em palavras tamanha satisfação. Vá e veja, sinta e se deixe levar...

-- Gisella de Mello

Cineasta e Produtora artística

Rio de Janeiro