Perguntas e respostas mais frequentes

1 - Como é o clima nesta viagem?

Durante os meses de outubro a abril venta pouco nesta região e, de um modo geral , o mar é calmo. Existe pouca variação de temperatura em Raja Empat durante o ano sendo consistentemente agradável sendo a média durante o ano todo entre 26 a 28 graus. A temperatura da água é em média 28 graus!!

2 - Como serão nossos transportes?

De Sorong a Waisai iremos em um ferry público em uma viagem de aproximadamente 2 horas. Para chegar a Sorong a melhor maneira é voar a Jakarta e de lá tomar um voo com uma das muitas empresas locais para Sorong via Sulawesi. Não há voos diretos.

3 - Como é nossa acomodação?

DEm Sorong nos hospedaremos em um confortável hotel 3*. No restante da viagem ou acamparemos nas ilhas ou ficaremos em pequenas homestays muito básicas (pousadas) feitas e bambu com teto de palha e com apenas dois quartos com colchões no chão. Como mesmo à noite a temperatura é bastante agradável podemos também dormir do lado de fora dos quartos. Estas pousadas são o resultado de da mesma ONG onde alugaremos nossos kayaks. A renda do aluguel é usada para ajuda a população local a construir as pousadas.

4 - Preciso ter experiência anterior em kayak oceânico?

Não já que teremos oportunidade de treinar um pouco no primeiro dia em nossa base e o primeiro dia de remada será nas águas protegidas de Wayag. Mas, tendo oportunidade, é interessante fazer algum treino antes da viagem.

5 - Que roupas e equipamentos devo usar?

Ao fazer a inscrição vocês receberão uma lista dos equipamentos.

6 - Como esta viagem é classificada em termos de dificuldade?

A dificuldade de uma viagem de kayak varia de acordo com a quilometragem diária e com as condições do mar. Nosso dia mais longo será de 30 km e, de um modo geral, remamos a mais ou menos 6 km/hora sem vento contra. Mas com vento contra tudo muda e nossa velocidade pode cair pela metade. Mas uma pessoa com boa saúde e ativa fisicamente poderá fazer esta viagem sem problemas. Mas forma física é apenas uma parte do que se precisa nesta viagem. Nosso itinerário é extremamente flexível pois podemos e possivelmente teremos de muda-lo de acordo com as condições de vento e corrente. Além disso nossas refeições serão muito simples e nossas acomodações muito básicas. É essencial ter um bom espírito de aventura e muito jogo de cintura nesta viagem.

7 - Quanto dinheiro devo levar?

Quase todas as despesas estão já incluídas no custo da viagem. Gastaremos apenas em algumas poucas refeições em Sorong e na compra de snacks.

8 - Por que exigimos que você, para participar desta viagem, tenha um seguro de viagem?

Os serviços de saúde em Sorong são bastante básicos e é tranquilizante saber que em caso de algum acidente ou doença mais séria você pode contar com os serviços de resgate até um centro médico melhor como Singapura ou Jakarta sem custo.

9 - Esta região é segura?

Em Raja Empat vivem muito poucas pessoas em alguns pequenos vilarejos dedicados, de um modo geral, a pesca. A população local é extremamente receptiva e honesta e casos de violência são raríssimos.

10 - E quanto às doenças?

De um modo geral as condições de higiene nas homestays que usaremos são boas. Tomaremos água mineral ou tratada. Mesmo assim recomendamos as vacinas de Hepatite A e Febre Tifóide. Com isso e com cuidados enquanto estivermos lá o risco de ficarmos doentes será mínimo.

11 - Em que língua será conduzida a viagem?

Saverio Mennela é italiano, morou muitos anos em Amsterdam e hoje vive no Hawaii. Fala italiano, holandês e inglês e a viagem será conduzida neste idioma. Mas, mesmo que você não fale inglês bem com uma mistura de italiano, espanhol e inglês e com boa vontade tudo se arranja. Além disso os outros companheiros de viagem possivelmente falarão inglês e poderão ajudar.

12 - Como faço para tirar o visto e quanto custa?

O visto da Indonésia deve ser tirado no aeroporto de Jakarta ou em Denpasar caso você opte por voar para Bali.

13 - E se eu quiser mergulhar depois da viagem de kayak?

Raja Empat é considerado um dos melhores lugares do planeta para mergulho com uma diversidade biológica inigualável. Setenta por cento de todas as espécies de coral do planeta estão presentes nas águas de Raja Empat. Se quiser fazer alguns dias de mergulho entre em contato conosco e lhe indicaremos alguns bons resorts de mergulho. Não se esqueça de que você tem de esperar pelo menos 24 horas para voar depois do último mergulho.

14 - Posso fazer ligações internacionais ou ter acesso a internet durante o trekking?

No hotel em Sorong teremos internet mas depois disso ficaremos sem pela duração da viagem. Levaremos conosco um telefone por satélite para ser usado em casos de emergência mas que poderá ser usado (com moderação) a US$ 3,00 por minuto.

15 - Posso recarregar os meus eletrônicos durante o trekking?

A maioria das homestays tem eletricidade a noite de modo que pode-se recarregar os eletrônicos durante a viagem.

16 - E se eu tiver outras dúvidas?

Sabemos que antes de se inscrever para uma viagem como esta é natural que as pessoas tenham várias dúvidas. Se você tem alguma que não foi esclarecida acima, por favor, não hesite em entrar em contato através do e-mail viagens@morgadoexpedicoes.com.br