Itinerário Resumido          alt

 

1° Dia – Chegada em  St. Petersburg                                      

2° Dia - St. Petersburg

3° Dia – St. Petersburg - Mineralnye Vody – Terskol

4° Dia – Terskol - caminhada de aclimatação - Terskol

5° Dia – Terskol - caminhada de aclimatação - Terskol

6° Dia - Terskol - Barrel Hut – caminhada de aclimatação

7° Dia - Barrel Hut – Pastukov Rocks – Barrel Hut

8° Dia - Barrel Hut - descanso ou dia coringa para cume

9° Dia - Barrel Hut – Cume – Barrel Hut

10 ° Dia – Barrel Hut – Kislovodsk

11° dia - Kislovodsk - Mineralnye Vody – St. Petersburg

12° Dia – Vôo internacional

 

Itinerário Detalhado


1° Dia - Chegada a St. Petersburg (traslado não incluído).

2° Dia – Após o café da manhã, faremos um city-tour pela cidade visitando os pontos de interesse, dando uma visão geral da cidade. Após o almoço, seguiremos para uma loja de equipamentos de montanha para comprar o que for necessário.St._Petersburg

3° Dia – Traslado ao aeroporto e vôo a Mineralnye Vody.  Do aeroporto de Mineralnie Vody iremos em um ônibus privativo a Terskol a 2150 metros de altitude, uma viagem de quatro horas, chegando a base do Elbrus, no coração dos Cáucasos. Hospedaremos-nos em um confortável hotel 3*.

4° Dia – Hoje faremos uma caminhada de aclimatação por um dos lindos e desertos vales próximos a Terskol. A caminhada será por florestas de pinheiros tendo ao fundo as lindas montanhas nevadas dos Cáucasos. Ganharemos um pouco de altitude como parte de nosso processo de aclimatação. Neste dia chegaremos a 3000 metros. No final da tarde, revisaremos o equipamento de cada um para no dia seguinte alugarmos e comprarmos o que for necessário.

5° Dia – Hoje, como parte do nosso programa de aclimatação, de teleférico até 3000 metros e de lá camnharemos até os barrels a 3700 metrosque será nossa "casa" nos próximos dias. Com essas duas caminhadas, uma a 3000 metros e a outra até 3700 metros já estamos prontos para dormir nos barrels.

6° Dia - Partiremos pela manhã para a estação de ski-lift do monte Elbrus. A subida é feita em três estágios até o Barrel Huts (3700 metros), nosso refúgio durante toda a estada no Elbrus. Os Barrel Huts são um conjunto de ao redor de 5 contêineres de metal com beliches. Os barrels têm capacidade para oito pessoas, porém, para maior conforto, em nossa viagem cada Barrel abrigará somente quatro pessoas. altEles dispõem de aquecedor elétrico. A cozinha e o banheiro são separados dos quartos. Após almoço e breve descanso, faremos uma subida pelo glaciar até Pryutt 11, refúgio de montanha situado a 4100 metros. Na volta, jantar na cozinha dos Barrel Huts. A partir de hoje todas nossas refeições serão preparadas por nossa cozinheira.

7° Dia - Após café da manhã, outro trekking, desta vez até Pastukov Rocks (4700 metros), para aclimatação.  Este é o ponto máximo em que chega o Snowcat (carro de neve), que será utilizado no dia de ascensão ao cume. A subida não é muito íngreme, mas longa e levaremos ao redor de seis horas para subir e descer. Retorno aos Barrel Huts para o merecido jantar e descanso.

8° Dia - Dia de descanso. No final da tarde prepararemos nossas mochilas para a subida ao cume. Recomenda-se dormir cedo, pois a partida ao cume será no início da madrugada do dia seguinte. Caso a previsão meteorológica não esteja favorável no dia de cume, poderemos usar este dia de descanso para ascensão ao cume do Elbrus.

alt            alt

9° Dia - Café da manhã às 02:00 da madrugada para que possamos sair de snowcat às 03:00 em direção a um ponto abaixo das Pastukov Rocks (4550m). Neste dia estaremos acompanhados, além do guia da Morgado Expedições, por guias russos na proporção de aproximadamente um guia para três clientes. Faremos a caminhada até o cume, passando por um vale entre os dois cumes do Elbrus. O tempo médio de subida é ao redor de oito horas e de descida de volta aos barrels de quatro a cinco horas. Recomenda-se fazer paradas freqüentes para hidratação durante a subida. Se o tempo estiver bom, a vista do amanhecer será um prêmio à parte.  E, depois do esforço dos últimos dias, seremos recompensados com a deliciosa sensação de estar no topo da montanha mais alta da Europa a 5642 metros. A vista de toda a cordilheira dos Cáucasos com seus inúmeros cumes nevados se descortina frente a nós. Uma vez no cume, após as fotos tradicionais, inicia-se a descida pelo mesmo caminho. Há a opção de utilizar-se o snowcat para a descida após as Pastukov Rocks novamente (opcional). Também há a possibilidade de contratar o snowcat para levar parte do grupo para um ponto a 5.000 m, facilitando assim a chegada ao cume (opcional).

alt                              alt

10° Dia - Pela manhã, tomaremos os ski lifts de volta a Terskol e de lá viajaremos por quatro horas a Kislovodsk, uma linda e charmosa cidade do outro lado do Elbrus. A estação de trem em Kislovodsk já é uma atração à parte, como também é a ruazinha cheia de lojinhas que nos levará ao parque da cidade. O parque, cheio de alamedas arborizadas, rios e pontes bucólicas, altapresenta coretos, estátuas e cafés, e ainda teremos a chance de ver alguns grupos de jovens e velhos locais jogando xadrez à sombra de alguma árvore.
Hospedaremos-nos no charmoso Gran Hotel para um merecido conforto após nossa conquista do ponto mais alto da Europa!

11° dia – Pela manhã traslado ao aeroporto e vôo a St. Petersburg.

12° Dia – Vôo internacional (traslado não incluído). 

Voltar