Mapas e gráficos (clique nas imagens para aumentar)

altO Nepal tem 20 milhões de habitantes e pouco mais do que 150.000 quilômetros quadrados tendo portanto uma das maiores densidades populacionais do mundo. Tem 3 regiões geográficas distintas, o Terai ao sul, cultural e geograficamente semelhante a Índia, a região central dos vales onde estão as duas maiores cidades do país, Katmandu e Pokara, onde as religiões hindu e budista estão presentes e convivem de forma harmoniosa, e a região das montanhas ao norte onde predominam as etnias de emigrantes tibetanos de religião budista.

Para um completo perfil sócio econômico consultar: https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/np.html



altEsta é uma variação do trekking ao campo base do Everest tradicional visitando um vale paralelo a oeste chamado Vale de Gokyo. O grande atrativo deste roteiro são os três lagos de cor turquesa de Gokyo, as lidas vistas do Gokyo Ri, e o passo que liga o Vale do Gokyo com o Vale do Campo Base do Everest. Este trekking termina na pista de pouso de Shiamboche de onde voamos para Lukla e de lá a Katmandu.







alt

Esta trilha é uma das mais altas do mundo chegando a 5.550 metros sendo portanto fundamental fazê-la de forma lenta e gradual deixando muito tempo para aclimatação. No gráfico podemos notar que existem vários passeios de aclimatação onde chegamos mais alto do que o lugar onde dormiremos, uma das regras de ouro da aclimatação.