Mapas e gráficos (clique nas imagens para aumentar)

 

altCom 17 milhões de quilômetros quadrados, a Rússia é o maior país do planeta, se entendendo por mais de 8000 quilômetros de leste a oeste e cobrindo nove fusos horários. Sua população é de quase 140 milhões de habitantes onde 80% são de etnia russa. Apenas ao redor de 35% da população pratica alguma religião e tem uma população jovem relativamente pequena.

Para um completo perfil sócio econômico consultar: https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/rs.html

 

 

 

 

 

altA escalada do Elbrus usa como base o vilarejo de Terskol na província de Kabardino-Balkariya, no sudoeste da Rússia, próximo à fronteira com a Geórgia. Após dois dias de caminhadas de aclimatação nas montanhas próximas a Terskol, mudamos nossa base para os barrels, um abrigo de montanha a 3700 metros de altitude já nas encostas nevadas da montanha e a partir desta base fazemos caminhadas gradativamente mais altas até o dia de cume.

 

 

 

 

altComo em todas as nossas expedições, fazemos um plano de aclimatação cuidadoso envolvendo caminhadas progressivamente mais altas. A escalada do Elbrus apresenta a vantagem, em termos de aclimatação, de ter sua noite mais alta a  apenas 3.700 metros e de usar no dia de cume o snow cat, um caminhão com esteiras que nos deixa a 4.700 metros tendo, então, como dia de cume, uma escalada de 1.000 metros.