Escalada do Monte Elbrus

Perguntas e respostas

1 - Como é o clima nesta viagem?

Nas montanhas temos uma variação bastante grande de temperatura dependendo da altitude onde estamos. Iniciaremos nossa aclimatação com caminhadas pelos vales com temperaturas ao redor de 15 a 20 graus. Na montanha teremos temperaturas de 10 graus positivos até 10 graus negativos (sensação térmica, ou seja, a combinação de temperatura real com o vento).

2 – Como serão nossos transportes?

Voaremos de St. Petersburg a Mineralnye Vody (três horas de voo) e de lá seguiremos em um mini ônibus para Terksol (três horas de viagem). Subiremos até os barrels em ski lifts e dos barrels até o ponto de inicio da escalada no dia de cume em um snowcat, caminhão com esteiras para andar na neve.

3 – Como é nossa acomodação?

Em St. Petersburg e em Terskol usaremos hotéis 3 estrelas e na montanha dormiremos em um confortável abrigo de montanha com quatro beliches. Apesar da capacidade dos quartos do abrigo serem para oito pessoas, para maior comodidade de nossos clientes colocamos apenas quatro pessoas por quarto.

4 – Que roupas e equipamentos devo usar?

Com nossa experiência de anos desenvolvemos uma completa lista de roupas e equipamentos para serem levados para o Elbrus. Parte desta roupa pode ser deixada em St. Petersburg (o que não será útil na montanha) e o restante será colocado em um duffle bag (grande bolsa de cordura com zíper). No ato da inscrição você receberá uma cópia desta lista. Em St. Petersburg o guia da viagem acompanhará o grupo a uma excelente loja de equipamentos para comprar o que for necessário e em Terskol a uma ótima loja de aluguel do equipamento técnico como botas duplas, crampons, piolets etc.

5 – Como esta montanha é classificada em termos de dificuldade?

O grau de dificuldade de uma trilha é bastante subjetivo. O que é uma trilha fácil para um é impossível para outro dependendo da forma física, experiência, idade e, mais do que tudo, motivação. 
Os dias de aclimatação não serão difíceis, mas os dias na montanha serão longos, um com ao redor de 400 metros e o outro com 1000 metros de subida e de descida. Não é necessária experiência prévia no uso de crampons e piolet e um pequeno treinamento será dado na montanha.
Como resumo, podemos dizer que uma pessoa saudável, em bom estado de preparo físico poderá fazer esta montanha sem maiores problemas. Caminhadas, bicicleta e aparelhos como step nas academias são treinos efetivos para o que vamos enfrentar. Mas, mais do que tudo, desfrutar o que esta montanha nos oferece será o melhor incentivo para completar cada dia com um sorriso nos lábios.

6 - Quanto dinheiro devo levar?

Basicamente todas as despesas estão incluídas no preço e você necessitará de dinheiro apenas para as refeições em St. Petersburg (ao redor de US$ 100), para comprar souvenires e para o aluguel do equipamento. Além disso, recomendamos ao redor de US$ 150 por pessoa para gorjetas para os guias locais, a cozinheira e sua ajudante. 

7 – Preciso de experiência prévia em escalada em gelo?

Não, o Elbrus não é uma montanha técnica e suas encostas são relativamente suaves com pequeno risco de avalanches ou gretas. Nossos guias farão um pequeno treinamento no uso de piolets, crampons e de caminhada em neve e gelo. No entanto, os participantes desta expedição estarão enfrentando situações novas em termos de frio, ventos muito fortes e uso de equipamentos novos e esforço em altitude.

8 – Esta viagem é muito desconfortável?

Usamos confortáveis hotéis 3 estrelas e na montanha dormiremos nos barrels, acomodação coletiva com banheiro externo com calefação e luz elétrica.  

9 - Como faço para tirar o visto e quanto custa?

Desde junho de 2010 os brasileiros não necessitam mais de visto antecipado para a Rússia sendo que este agora é tirado na chegada no aeroporto. No entanto, é necessária uma permissão para a região do Elbrus que é organizada por nós e para isso necessitamos de pelo menos 60 dias. Por favor, faça sua incrição o mais cedo possível. No momento em que este texto está sendo escrito essas são as regras para vistos para brasileiros, mas por segurança recmendamos consultar um despachante especializado em vistos para informações atualizadas. Entre os muitos despachantes destacamos o Celestino www.celestinodesp.com.br e o Schultz vistos www.vistos.com.br 

10 – E se eu quiser fazer uma extensão a outros lugares da Rússia como Moscou?

Por favor, converse com o seu agente de viagens sobre extensões a esse roteiro. 

11 – Posso fazer ligações internacionais ou ter acesso a internet durante a escalada?

Nossos hotéis em St Petersburg e em Terskol tem wi-fi gratuíto e temos sinal de celular nos barrels, mas não wi-fi.

12 – Posso recarregar os meus eletrônicos durante a escalada?

Sim, é possível recarregar eletrônicos em todos os lugares, inclusive nos Barrels.

13 – E se eu tiver outras dúvidas?

Sabemos que antes de se inscrever para uma viagem como esta é natural que as pessoas tenham várias dúvidas. Se você tem alguma que não foi esclarecida acima, por favor, não hesite em entrar em contato com seu agente de viagens ou conosco através da web page www.morgadoexpedicoes.com.br ou do email Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.