Escalada do Monte Elbrus

Escalada do Monte Elbrus, 5642 metros, o ponto mais alto da 

escaladaelbrusOs Cáucasos, uma linda cadeia de montanhas de 1100 km situada entre o Mar Cáspio e o Mar Negro, estão se tornando destino popular entre montanhistas do mundo inteiro. Isso se deve à sua beleza natural e à sua característica mais marcante: uma cadeia de montanhas pouca explorada e conhecida.

Da cidade de Mineralnye Vody (Água Mineral, em russo), partimos pelo vale do rio Baskan até um vilarejo aos pés dos Cáucasos, chamado Terskol (2150 metros). De lá, já podemos avistar o gigante de dois cumes, rei dos Cáucasos, o Monte Elbrus. Seus dois cumes, Leste (5622 m) e Oeste (5642 m) reinam incólumes ao topo de suas escarpas nevadas.

O Monte Elbrus, maciço gigante de rocha e gelo, é um vulcão extinto e, por isso, suas escarpas são de inclinação suave, não apresentando dificuldades técnicas para sua ascensão. Porém, sua subida requer um bom preparo físico devido às distâncias percorridas, tanto para as caminhadas de aclimatação quanto para o tão sonhado cume Oeste.

Nesta viagem, caminharemos por algumas gargantas do vale do rio Baskan, exploraremos alguns cumes e pequenos glaciares e teremos a grande chance de pisar no ponto mais alto do continente europeu.