Curso de Escalada em Neve e gelo na Bolívia

Itinerário resumido

  • 1° Dia – Chegada a La Paz
  • 2° Dia – Em La Paz
  • 3° Dia – La Paz – Copacabana – Lago Titicaca
  • 4° Dia – Copacabana – Isla de Sol - Copacabana
  • 5° Dia – Copacabana – Acampamento intermediário
  • 6° Dia – Chegada no campo escola no Valle del Condoriri
  • 7° Dia – Caminhada de aclimatação - subida do Pico Austria (5250 mts)
  • 8° Dia – Primeiro dia de curso
  • 9° Dia - Segundo dia de curso
  • 10° Dia - Terceiro dia de curso
  • 11° Dia – Quarto dia de curso
  • 12° Dia - Escalada da Pirámide Blanca ou Pequeño Alpamayo
  • 13° Dia - Sexto dia de curso
  • 14° Dia - Traslado ao campo base do Huayna Potosi
  • 15° Dia – Subida ao campo alto do Huayna Potosi
  • 16° Dia – Dia de cume do Huayna Potosi e volta a La paz
  • 17° Dia – Partida

Itinerário detalhado

1° Dia – Chegada a La Paz

Chegada a La Paz (3700 metros) e traslado ao Residencial Naira, um confortável hotel de 3 * localizado no centro antigo próximo a catedral (http://www.hostalnaira.com/ ) ou similar. Hospedagem em quartos duplos com café da manhã. Sugerimos que este seja um dia muito leve tanto em termos de atividade física como em termos de alimentação. É muito importante que você se hidrate muito e que desde o dia anterior comece a tomar Diamox 125 mg duas vezes ao dia para ajudar em sua aclimatação já que La Paz é muito alta. O Diamox deve ser mantido por 3 ou 4 dias dependendo de como seu corpo reagirá a altitude.

2° Dia – Em La Paz

Passeio pela cidade visitando os principais pontos de interesse. A tarde o guia revisará o equipamento de todos os participantes e os levará as lojas para alugar ou comprar o que for necessário.

3° Dia – La Paz – Copacabana – Lago Titicaca

Viagem de quatro horas de La Paz ao vilarejo de Copacabana às margens do lindíssimo lago Titicaca a 3850 metros em ônibus turístico. Hospedagem em hotel com jantar incluído.

4° Dia – Copacabana – Isla de Sol - Copacabana

Hoje tomaremos uma lancha até a Isla del Sol onde faremos uma maravilhosa caminhada no sul da ilha desfrutando das lindas vistas do Titicaca com o pano de fundo com a Cordillera Real e suas montanhas nevadas, uma visão inesquecível. No fim da tarde voltaremos para nosso hotel em Copacabana. Pensão completa.

5° Dia – Copacabana – Acampamento intermediário

Continuando nossa expedição e nosso processo de aclimatação hoje faremos uma viagem de ao redor de 4 horas ao nosso acampamento intermediário a 4400 metros. A partir de hoje estaremos acompanhados de nossos instrutores, nossa cozinheira e dormiremos em barracas duplas além de termos a barraca refeitório, barraca cozinha e barraca banheiro. Pensão completa em toda a a duração do curso e da escalada do Huayna Potosi.

6° Dia – Chegada no campo escola no Valle del Condoriri

Caminhada leve de 2 a 3 horas de duração ao lindíssimo campo base do Condoriri a 4650 metros onde passaremos os próximos oito dias. O campo base não poderia ser mais espetacular. Estaremos acampados ao lado de um lago de degelo e rodeados de lindíssimas montanhas neste vale em forma de ferradura. Em destaque a montanha que dá o nome a este vale, o Condoriri com seus três picos que lembram a cabeça e as duas asas de um condor. Neste dia aprenderemos os principais nós utilizados em escalada de neve e gelo e teremos uma introdução sobre nosso equipamento técnico de escalada. Durante os primeiros dias do curso teremos um guia para cada 3 ou 4 clientes, mas para os dias de escaladas teremos um guia para cada 2 clientes.

7° Dia – Caminhada de aclimatação - subida do Pico Austria (5250 mts)

Para consolidar ainda mais nossa aclimatação hoje subiremos ao Pico Austria, uma montanha sem neve com 5250 metros de onde termos uma visão panorâmica de todo o vale com suas inúmeras montanhas nevadas. A caminhada deve demorar ao redor de 5 a 6 horas.

8° Dia – Primeiro dia de curso

Hoje, já perfeitamente aclimatados iniciaremos nosso curso com uma caminhada a um dos glaciares onde aprenderemos sobre geologia, glaciologia, meteorologia de montanha e navegação. Faremos caminhadas pelo glaciar em uma parte de pouca inclinação para ganharmos confiança no uso de crampons e aprendermos sobre progressão em glaciar e uso de piolet (ice axe) em glaciar.

9° Dia - Segundo dia de curso

Hoje, voltando ao glaciar, repassaremos o que aprendemos no dia anterior e aprenderemos a praticaremos como parar uma queda com e sem o uso de piolet, os diferentes tipos de encordoamento e deslocamento em glaciar encordados em diferentes tipos de terreno

10° Dia - Terceiro dia de curso

Como nos outros dias, após um farto café da manhã bem cedo, partiremos para o glaciar para continuar nosso treino. Repassaremos o que aprendemos como se deslocar em glaciar encordados e aprenderemos sobre técnicas de ancoragem em neve e gelo (triângulo de forças, cogumelos de neve, Abalakov, dead man etc.). Também aprenderemos sobre técnicas de resgate em cravasses e o uso de cordas fixas.

11° Dia – Quarto dia de curso

Hoje, dependendo do rendimento do grupo, teremos um dia de descanso com uma suave caminhada na região.

12° Dia - Escalada da Pirámide Blanca ou Pequeño Alpamayo

Escalada da Pirámide Blanca com 5250 metros ou o Pequeño Alpamayo com 5350 metros. Estas duas montanhas de dificuldade média são excelentes para colocarmos em prática muito do que aprendemos nos últimos dias e nos darão confiança para a nossa formatura no Huayna Potosi.

13° Dia - Sexto dia de curso

Em nosso último dia de curso aprenderemos sobre escalada em paredes verticais de gelo, ancoragem com parafusos de gelo, Abalakov e seguros naturais.

14° Dia - Traslado ao campo base do Huayna Potosi

Hoje desmontaremos nosso acampamento e caminharemos até onde nossos veículos estarão nos esperando para levar-nos ao campo base do Huayna Potosi onde dormiremos em um abrigo de montanha a 4750 metros). Caminharemos ao redor de 2 horas até os veículos e de lá teremos uma viagem de ao redor de 4 horas até o campo base. Em nosso refúgio comeremos a comida preparada por nossa cozinheira.

15° Dia – Subida ao campo alto do Huayna Potosi

Hoje subiremos do campo base ao campo alto onde dormiremos em um pequeno refúgio de montanha a 5270 metros. A caminhada ainda por rochas demorará ao redor de 4 horas. Para a subida ao campo alto contaremos com carregadores que levarão grande parte do equipamento de modo que os clientes levarão apenas uma mochila leve para guardar a energia para o dia de cume.

16° Dia – Dia de cume do Huayna Potosi e volta a La paz

Hoje será o grande dia para o qual nos preparamos nos últimos 16 dias, a escalada ao cume do Huayna Potosi. Sairemos de madrugada de nosso abrigo chegando rapidamente ao gelo onde colocaremos nossos crampons e seguiremos pela encosta da montanha com graus moderados de inclinação. Em seis horas devemos alcançar o cume de onde se abre uma vista panorâmica da Cordillera Real e até da cidade de La Paz. Após as tradicionais fotos de cume desceremos para o campo base onde nossos veículos estarão esperando para levar-nos a nosso hotel em La Paz onde dormiremos.

Uma palavra de advertência. Apesar do Huayna não ser uma montanha muito técnica nenhuma montanha desta altitude deve ser menosprezada. Vocês verão inúmeras agências em La Paz vendendo a escalada do Huayna por preços ridiculamente baratos para qualquer um com ou sem experiência que queira subir um 6000. Os guias dessas agências não são guias qualificados de montanha e não levam consigo nenhum equipamento de segurança. Nós da Morgado Expedições – ME entendemos que montanhas como esta devem ser para pessoas que fizeram um curso de escalada em neve e gelo, que tem equipamento adequado, que estejam muito bem aclimatados e mais importante de tudo, que estejam acompanhados de guias qualificados e experientes como os nossos.

17° Dia – Partida

Traslado ao aeroporto e fim da viagem.